• Kinect: Microsoft Anuncia Venda de 10 Milhões de Unidades

    A Microsoft acaba de anunciar hoje, dia 9 de Março de 2011, que alcançou um número mágico de vendas; foram 10 milhões de unidades do Kinect para sua plataforma de jogos Xbox 360. O Kinect entrou no mercado em Novembro de 2010, e com apenas 3 meses de vendas alcançou todo esse montante. E as novidades não param por ai. A empresa de Redmond também anunciou ter vendido mais de 10 milhões de jogos para o Kinect. De acordo com um porta-voz da Microsoft, os números globais de vendas foram registrados até o final do mês de Fevereiro.

    O Kinect é um sistema que permite as jogadores controlarem seus jogos através de movimentos feitos exclusivamente com seus corpos. Os jogadores ficam posicionados à frente deste sistema de detecção e conversão de movimentos, transformando-os em ação para dentro dos jogos. O Kinect tem tido um sucesso tão monstruoso, que provavelmente será o responsável pela extinção dos tradicionais controles de video-game, em um futuro próximo.

    Na época em que ainda se falava dos rumores do lançamento de um dispositivo de detecção e convrsão digital de movimentos, e da resposta previamente negativa que a Microsoft estava sofrendo, a Gigante de Redmond não se deixou abater e seguiu em frente com o que hoje consideramos a maior das inovações no mundo dos video-games. E a empresa, jogando todas as suas fichas nesse campo minado, ainda acreditava que poderia vender ao menos 5 milhões de unidades do Kinect já em 2010.

    Mas as expectativas foram superadas com o anúncio de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, ainda no final de 2010, afirmando que a empresa já havia vendido 8 milhões de unidades. Para quem não sabe, em território norte-americano, o Kinect está sendo vendido US$ 149,99. O mesmo também está disponível em dois pacotes distintos do Xbox 360, aos preços de US$ 299,99 e US$ 399,99, respectivamente.


    Os Concorrentes

    Vale lembrar que o sucesso do Kinect desbancou com facilidade o PlayStation Move da Sony, lançado ainda em Setembro do ano de 2010. O PlayStation Move é um periférico sensível a movimentos das mãos e braços de seus usuários transformando-os em comandos para alguns jogos de sua plataforma de entretenimento. Podemos até dizer que o PlayStation Move seria o percursor de uma tecnologia de movimento muito mais avançada e com muito menos restrições por parte das ações de seus jogadores, como o Kinect.

    E a diferença ficou ainda maior quando a Sony havia anunciado suas vendas no ano de 2010. Foram 3 milhões de unidades do PlayStation Move vendidas de Setembro até o final daquele ano. A Sony ainda não divulgou suas vendas desde o início de 2011, mas analistas acreditam que não deva nem ter chegado perto das vendas do Kinect.

    Outra vantagem do Kinect é a possibilidade de se programar para o dispositivo, o que no caso do PlayStation Move, não é possível. Parece que a Sony terá de repensar seu desenvolvimento para não perder mais terreno para sua rival de mercado.

    O mesmo pode se dizer da Nintendo, e seu console Nintendo Wii. Mesmo sabendo que este console ainda é responsável pela maior parte de vendas entre seus concorrentes (Xbox 360 e PlayStation 3), com o atual sucesso do Kinect, a balança pode mudar a favor da Microsoft.


    O Futuro

    Claro que o mercado de games ão será (por enquanto) definido por jogos que utilizam os movimentos reais de seus jogadores. E um dos grandes motivos são os próprios jogos, que ainda engatinham no uso dos recursos poderosos de sistemas como o Kinect.

    Claro que não vai ser de uma hora para outra que jogaremos Halo sem controles remotos. Pense também que o kinect terá de suprir tanto os movimentos dos personagens do jogo, quanto as capacidades de visão e tiro. Isso sem contar o recarregamento de munição, a troca de armas, espaço real para o jogador se movimentar sem precisar ocupar um campo de futebol inteiro, as interações de personagem entre fases, e assim por diante.

    Isso sem contar o preço que dispositivos como esse tendem a custar, não somente em seu mercado nativo, como no restante do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, o Kinect sai em vendas oficiais por um mínimo de R$ 600,00. Como sempre nosso pais sofre com as altas taxas de importação de produtos, principalmente os eletrônicos. E até uma tecnologia inovadora se tornar lugar comum, permitindo acessibilidade nos preços finais ao consumidor externo, outras revoluções irão acontecer.

    Pode não ser agora, mas com o Kinect, a Microsoft acabou lançando a Pedra Fundamental para uma nova revolução dos jogos eletrônicos. Quem sabe em um futuro próximo não poderemos participar de jogos de tiro em primeira pessoa no melhor estilo "Paintball" e sem precisar se sujar com tinta, nem sair com hematomas dos campos? Ou será que teremos também a "sensação real" de levar um tiro?


    Links de Interesse:

    - 10 million a magic number for Microsoft's Kinect