• Lançamento do Leeenux 2.0

    Você já conhecia essa distribuição Linux totalmente voltada para o uso em netbooks? Recentemente os desenvolvedores do Leeenux [4] anunciaram o lançamento de sua versão 2.0. O Leeenux é uma versão modificada da distribuição Easy Peasy 1.5, que por tabela, foi baseada no Ubuntu 9.04, e que para concluir, é derivado do Debian. O interessante dessa distribuição é que a mesma só precisa de 1.2 GB de espaço em disco, o que é muito pouco se formos comparar aos atuais discos rígidos, mesmo para os netbooks que atualmente estão disponíveis nas prateleiras das lojas em todo Brasil.


    E para quem achou que aqueles "eee" no nome da distribuição eram suspeitos, acertou! O Leeenux é voltado para os netbooks da ASUS, principalmente o modelo EeePC 701, que possui 7 polegadas de tamanho de tela. Porém, os desenvolvedores do Leeenux afirmam que seu pingüim portátil pode ser instalado em um grande número de outros modelos existentes no mercado. A versão 2.0 inclui várias aplicações padrão, como o navegador Web Firefox e o cliente de e-mail Thunderbird, ambos da Fundação Mozilla, o media player VLC, o editor de textos Abiword, o cliente de mensagens instantâneas Pidgin, e o Cheese como aplicativo para webcam.

    O Leeenux está disponível para download como um arquivo de imagem ISO de 360 MB, junto com um guia de instalação. Esta distribuição Linux focada nos netbooks está sob a licença GPL (GNU General Public License) versão 3 [5].


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ks-921286.html
    [2] Liliputing.com: http://www.liliputing.com/2010/02/li...rsion-2-0.html
    [3] Softpedia / Linux Distributions: http://linux.softpedia.com/get/Syste...ux-51809.shtml
    [4] Leeenux: http://www.leeenux-linux.com/
    [5] GPLv3: http://www.gnu.org/licenses/gpl.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L