• Atualizações para Clonezilla Live

    O Clonezilla junto à sua equipe de desenvolvimento, lançou a versão 1.2.8-23 do seu Clonezilla Live. Sendo do conhecimento de muitos, trata-se de um sistema de código aberto projetado para clonagem e duplicação de disco rígido. Ele tem uma série de características que os desenvolvedores dizem ser semelhantes aos da Symantec Ghost Corporate Edition e ao Partimage.

    De acordo com o desenvolvedor Steven Shiau, que também trabalha no editor de partições GParted, o new stable inclui várias "grandes melhorias e demais mudanças relevantes". A atualização Clonezilla Live é baseada no ramo instável do Debian, conhecido como "Sid", liberado a partir de 28 de março e apresenta a mais recente versão, a 2.6.38 do kernel do Linux, além de uma série de atualizações de pacotes como a versão 4.20 da ferramenta Memtest86.

    Outras alterações incluem atualizações de um mecanismo para verificar se uma imagem guardada é restaurável, além de correções para vários bugs. O utilitário Partclone também foi atualizado para a versão 0.2.22, e dois novos pacotes ( disktype e o ufsutils para sistemas de arquivos UFS), foram adicionados. Em virtude das mudanças, todos os usuários devem fazer as atualizações necessárias.

    Mais informações sobre a atualização mais recente estável podem ser encontradas no anúncio de lançamento oficial, e no registro de alterações. Clonezilla Live 1.2.8-23 está disponível sob uma licença GPL e pode ser baixado como um arquivo de imagem ISO a partir do SourceForge.


    Saiba Mais:

    [1] Clonezilla Live 1.2.8-23: http://www.clonezilla.org/downloads/.../changelog.php