• PrivateEye: Software para Proteger Usuários de Olhares Curiosos

    O fabricante Oculis Labs anunciou que seu software de segurança PrivateEye, está agora também disponível em versão corporativa. PrivateEye é projetado para proteger o conteúdo da tela de olhares curiosos, por monitorar permanentemente a área em frente da tela através de uma webcam, e desfocar o conteúdo assim que o usuário olha para o lado ou a outra pessoa olha sobre o ombro do usuário. Um algoritmo de reconhecimento facial supostamente, assegura que o conteúdo da tela seja acessível apenas à pessoas específicas. Se um rosto desconhecido se aproxima do computador protegido, o software tira uma foto e mostra na tela de dissuasão até o retorno do usuário legítimo.

    Ao contrário da versão padrão, que atualmente custa cerca de US$ 10, a versão empresarial pode ser gerenciada centralmente por meio de políticas de grupo. Também registra os eventos em um arquivo de log detalhado. Com esses recursos, os desenvolvedores do programa planejam estabelecer o produto como uma importante solução de segurança empresarial.

    Em um breve teste realizado, PrivateEye apenas respondeu com imprecisão. Enquanto ele fez esquecer o conteúdo da tela quando o usuário deixou o campo de visão da câmera, o software desbloqueou o computador para um colega não autorizado, aparentemente confundindo esse colega com o proprietário do computador. Pessoas olhando por cima do ombro do usuário só foram detectadas quando estiveram em pé, atrás do usuário.


    Saiba Mais:

    [1] Oculis Labs: http://www.oculislabs.com/products/privateeye/
    [2] Heise On-line: http://www.h-online.com/security/new...s-1227562.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L