• Oracle: Milestone do MySQL 5.6 com Recursos que Facilitam Trabalho dos DBAs

    A Oracle vem investindo continuamente no MySQL, e por isso apresentou a etapa inicial para a versão 5.6 do mais popular banco de dados open source do mundo. A primeira versão de desenvolvimento do MySQL 5.6 oferece maior desempenho e escalabilidade, um mecanismo de armazenamento InnoDB melhorado e capacidades de replicação aprimorada.

    Vários lançamentos foram programados para serem disponibilizados à comunidade MySQL durante a sua fase de desenvolvimento, cada uma incluindo um novo conjunto de características estáveis. Além dos novos recursos nesta etapa de desenvolvimento do MySQL versão 5.6, a comunidade MySQL pode testar novas funcionalidades, como NoSQL com acesso à InnoDB através do protocolo Memcached, via http://labs.mysql.com.


    O que esta primeira etapa de desenvolvimento do MySQL 5,6 oferece?


    Entre os recursos que a versão traz, estão:

    - Maior desempenho e escalabilidade, incluindo um otimizador melhorado permitindo um maior desempenho da consulta;

    - Mais opções de particionamento, proporcionando um acesso mais rápido aos dados pertinentes; um PERFORMANCE_SCHEMA reforçado, para facilitar o acompanhamento do desempenho e de ajuste.

    Há também um mecanismo de armazenamento InnoDB, oferecendo Persistent Optimizer Statistics, otimizador de planos mais previsível, bem como reduzir o tempo de arranque;

    - Multi-threaded Purge, proporcionando um desempenho constante, tornando as operações de remoção mais eficientes.

    - Novas tabelas INFORMATION_SCHEMA que fornecem mais informações sobre recursos abrangentes para ajuste de desempenho e solução de problemas;

    -Dicionário de fados de cache configurável, que permite aos DBAs implantar sistemas de forma mais eficiente com um grande número de tabelas.

    Nesta versão, também encontraremos um processo de replicação aprimorada, fornecendo
    um novo crash-safe e replicação checksums, para melhorar a integridade dos dados e detectar erros que poderiam causar danos (slave); replicação row-based otimizada, para melhorar o desempenho de replicação e reduzir o consumo de recursos do sistema, e tempo de atraso de replicação, proporcionando aos DBAs mais flexibilidade e Remote Binary Log Backup, permitindo-lhes criar backups em tempo real a partir do log binário.

    As seguintes funcionalidades estão também disponíveis através http://labs.mysql.com, para os primeiros testes:

    - Alto desempenho de acesso a NoSQL para InnoDB a partir do Memcached, oferecendo a flexibilidade do uso de técnicas NoSQL para acessar os dados do InnoDB.

    - Nova replicação multi-threaded slaves, que melhora o desempenho utilizando múltiplas threads de execução, para aplicar os eventos de replicação para os slaves servers.

    De maneira bastante relevante relacionada ao investimento na tecnologia, trabalhando de perto com a comunidade, a Oracle continua a fazer o melhor para o MySQL, disse Tomas Ulin, vice-presidente de Engenharia da Oracle para MySQL. "Com este primeiro milestone para MySQL 5.6, estamos oferecendo o acesso precoce aos novos recursos estáveis ​​para o teste. A Oracle continua a inovar e melhorar o banco de dados MySQL, proporcionando um maior desempenho, maior escalabilidade, alta confiabilidade ​​e facilidade em utilizar o MySQL.


    Links de Interesse:

    - Oracle Announces First MySQL 5.6 Development Milestone Release

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L