Quantcast
Passware Kit Forensic: Benefícios da Computação em Nuvem Acelera Recuperação de Senhas

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org

  • Passware Kit Forensic: Benefícios da Computação em Nuvem Aceleram Recuperação de Senhas

    Passware Inc., principal fabricante mundial de software para recuperação de senhas, sistemas de decodificação, e especialista na descoberta de evidências eletrônicas, anunciou nesta última semana que o seu Passware Kit Forensic é o primeiro software comercial à aproveitar o poder e as vantagens que a computação em nuvem oferece, com o objetivo de acelerar o processo de recuperação de senhas. "Alguns tipos de criptografia são tão seguros que, sem aceleradores de hardware mais potentes, torna-se literalmente impossível recuperar senhas em tempo razoável", declarou Dmitry Sumin, presidente da Passware, Inc.

    Muitas instituições, corporações, investigadores privados, help desk, e milhares de consumidores particulares dependem de produtos de software da Passware. Tudo isso para garantir a disponibilidade dos dados em caso de senhas perdidas. Passware Kit permite o uso do Amazon Elastic Compute Cloud (EC2, http://aws.amazon.com/ec2/) - uma plataforma de computação em nuvem altamente escalável - com a finalidade de recuperação acelerada de senha, sem que haja a necessidade de comprar um hardware caro.

    Amazon Elastic Compute Cloud, um serviço Web que oferece funcionalidade computacional redimensionável na nuvem, modifica totalmente o cenário da economia no âmbito computacional, permitindo que os usuários paguem somente pelos recursos que eles realmente utilizarem.

    Além disso, Passware Kit Forensic pode distribuir o processo de recuperação demorado de senha entre oito instâncias de cluster GPU da Amazon, cada um dos quais tem duas placas NVIDIA Tesla GPU Fermi - um dos tipos mais potentes de placas gráficas. Uma única Amazon Cluster GPU Instance acelera o processo de recuperação do MS Office 2010 em até 11 vezes. Utilizando todos os oito grupos, Passware Kit Forensic é mais de 80 vezes mais rápido e oferece uma velocidade de recuperação de senhas de mais de 30.000 senhas por segundo (a velocidade real depende significativamente da velocidade de conexão à Internet).


    Processo de Aceleração para Recuperação de Senhas

    Passware Kit Forensic tem a capacidade de recuperar senhas de mais de 180 tipos de arquivos e imagens do disco rígido. Para muitos tipos de arquivo, há uma previsão de recuperação de senhas instantâneas embora para algumas aplicações, tais como o MS Office 2010 que apresenta um algoritmo de criptografia forte, o processo de decodificação exige força bruta, pois ele é caracterizado como o mais lento deste contexto.

    Uma gravação em vídeo demonstrando como se deve utilizar esta tão importante ferramenta, incluindo o passo a passo da Amazon, está disponível no http://bit.ly/am-vid. Outros métodos de aceleração de hardware em que o Passware Kit utiliza a força bruta para recuperação de senha envolvem: a rede de recuperação de senha, distribuída com um número ilimitado de computadores conectados a um único processo de recuperação (placas gráficas NVIDIA GPU), aceleradores de hardware TACC através do Guidance Tableau, e uso eficaz de múltiplos processadores.


    Links de Interesse:

    - Forensic Focus

    Destaques do Under-Linux:



    Sobre o Autor: Camilla Lemke

    Redatora do Portal Under-Linux.Org, com ênfase em Distribuições Linux, Análise Forense Computacional, Testes de Invasão, Auditoria de Redes e Sistemas. Atuante como Analista e Gerente de Finanças.