• Lançamento do Primeiro Beta do Qubes OS

    A equipe liderada pela especialista em segurança Joanna Rutkowska, liberou a primeira versão beta da distribuição Linux Qubes. O sistema também pode ser instalado em um pendrive USB, graças ao seu novo instalador. Qubes visa proporcionar segurança através da virtualização: ele usa um hipervisor Xen para rodar aplicações em máquinas virtuais separadas, com base no Fedora 14.

    Para reduzir o consumo de recursos, vários processos podem ser executados em cada máquina virtual. Os processos são atribuídos à máquinas virtuais baseados em estágios de segurança (domínios). Durante a instalação, três domínios - work, personal e red (não confiável) - são criados, mas os domínios extras podem ser adicionados manualmente após a instalação.

    Rutkowska diz que a versão beta já está apresenta um bom nível de estabilidade. Uma segunda versão está para ser lançado em dois meses, e contêm principalmente melhorias na interface do usuário. Depois das férias de Verão, a versão final será publicada. Além do desenvolvimento de um ramo de fonte aberta, a equipe também planeja um ramo de desenvolvimento comercial, que poderia ser expandido para incluir suporte para domínios baseados no Windows.


    Saiba Mais:

    [1] QubesOS: http://wiki.qubes-os.org/trac/wiki/UserDoc

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L