• Resenha de Livro: SOA na Prática

    Pouco tempo atrás adquiri o livro "SOA na Prática", do autor Fábio Perez Marzullo, recém-lançado pela Editora Novatec. Após uma avaliação aprofundada, cheguei a conclusão de que este livro é uma obra completa sobre Arquitetura Orientada a Serviço - tanto na teoria quanto na prática. A didática do livro é muito bem elaborada, recheada de ilustrações e diagramas detalhistas, além de exemplos de códigos concisos e de fácil reprodução e evolução.

    Título: SOA na Prática
    Autor: Fabio Perez Marzullo
    ISBN: 978-85-7522-201-0
    Páginas: 392
    Ano: 2009
    O autor é bastante didático em seu texto, explicando desde os fundamentos de SOA, até suas aplicações no mundo real. Sempre com informações atualizadas, a estrutura de ensino desta obra é bastante modular e bem encadeada. Isso garante uma fácil absorção do conhecimento e sua posterior aplicação no mundo real, na realidade de cada empresa, e de seus produtos e serviços.

    Este livro é voltado para qualquer profissional de TI que tenha interesse, ou já desenvolva, projetos de software orientados a serviços: esteja ele trabalhando em uma empresa, ou implementando serviços e negócios próprios. Inclusive, o conteúdo didático desse livro pode e deve ser aplicado em conjunto com qualquer projeto de software, onde o intuito seja a criação de arquiteturas orientadas a serviços, para você e para seus clientes.

    Muitas empresas ainda não se preocupam o suficiente com SOA, ou não aplicam direito seus conceitos em seus produtos e serviços. O sucesso de uma empresa (ou de seu próprio negócio) pode estar na aplicação correta de SOA, além do uso de ferramentas adequadas para o desenvolvimento dessas arquiteturas. É a estratégia correta que conta, sempre aliada ao conhecimento bem fundamentado de todo o processo. Bons profissionais que dominem SOA estão em falta no mercado. Se você se dedicar e estudar o livro do início ao fim com seriedade, e ganhar experiência ao aplicar os conceitos em seus projetos, será reconhecido e valorizado como um ótimo profissional no mercado de TI.

    O interessante desse livro é que o mesmo pode ser utilizado tanto em cursos acadêmicos, quanto em material de estudos e consulta, nos núcleos de desenvolvimento de projetos em empresas. A obra está dividida em três partes distintas. A primeira delas descreve todo o fundamento teórico da teoria de serviços, envolvendo a gestão e o planejamento de serviços de TI, além de enfatizar os fatores que influenciam o ciclo de vida dos mesmos.

    A arquitetura de software é abordada com detalhes, desde sua definição, passando pela importância em projetos de software, até chegar aos seus estilos e aplicações. O contexto organizacional também tem seu lugar voltado a escolha da estratégia a ser abordada em todo o processo. O livro, inclusive, permite que você escolha as ferramentas mais adequadas para suas necessidades, sua realidade e seus projetos. Por sinal, a obra reserva um capítulo inteiro sobre e-business, desde o planejamento, até a globalização de seus negócios implementados.

    A obra também aborda o uso de SOA a nível de qualidade de desenvolvimento de software, nos detalhes e na modularidade aplicadas, na sua tecnologia utilizada tanto no desenvolvimento, quanto no produto final para seu cliente. A abordagem não poderia ser mais completa, abrangendo a métrica de software envolvendo custo, tempo e esforço em seu desenvolvimento. Os modelos de medição, tipos de métrica, e os diversos detalhes descritos nesse livro, se integram com perfeição, facilitando a absorção deste conhecimento e posterior aplicação por seus leitores em seus projetos de software.

    Todos os capítulos da primeira parte não ficam presos somente a teoria. A vivência do autor nesta área é registrada, e todo o conhecimento, erros e acertos são detalhados, incentivando o leitor a sempre implementar SOA da maneira correta, do início ao fim de seus projetos. Sempre esteja atento e evite cometer os erros mais comuns em um projeto de SOA.

    A segunda parte desta obra abrange a engenharia de serviços, passando pelas próprias arquiteturas orientadas a serviços, os serviços web, de governança, e os padrões e segurança envolvidos em SOA. Na arquitetura orientada a serviços, você aprenderá desde os princípios básicos, até o ciclo de vida das soluções SOA, passando pelas perspectivas organizacionais e técnicas de seu desenvolvimento.

    Um capítulo a parte ensinará você sobre os Web Services. Você entenderá o funcionamento de protocolos como HTTP e SOAP, irá incorporar facilmente a descrição de Web Services através da anatomia de um WSDL, e aprenderá a utilizar o padrão UDDI e a linguagem WSIL em seus projetos. E para não esquecer, você também será capaz de aplicar seus serviços Web com segurança e autenticação, na criação de um Web Service. Tudo explicado em detalhes e com um projeto de um Web Service real, com todos os códigos necessários, descritos e bem documentados no livro.

    Nesta obra, também não poderia faltar o aprofundamento do leitor no conhecimento da governança de SOA, no estudo e implementação da qualidade de serviço, e no uso dos padrões em todas as camadas de seu projeto. Tudo isso com a garantia de implementação de segurança, através do padrão WS-Security, que atua diretamente na camada SOAP. Tudo isso com uma avaliação do processo da garantia de segurança implementada.

    Depois das duas primeiras partes, chegou a hora de você utilizar todo o conhecimento adquirido ao longo deste livro, e colocar a mão na massa. Nesta última etapa de seu aprendizado teórico-prático em SOA, você estará apto ao uso de software orientado a serviço em várias tecnologias.

    Você vai entender (e aplicar) o conceito de software como serviço (SaaS - Software as a Service), a integração com o conceito de Web 2.0, e as vantagens da colaboração aberta nos serviços de software de forma completa. Aqui é onde você vai aplicar os conceitos de e-business aprendidos, e o uso de serviços interativos de multimídia, como o VoIP e a TV interativa. Também será proficiente no uso de marshups e portlets.

    Inclusive, um dos capítulos discute as iniciativas do Governo nesta área. Se você desenvolve trabalhos para alguma esfera governamental, este livro lhe influenciará a desenvolver serviços que gerem uma estrutura mais benéfica à nossa sociedade. Inclusive, o autor deixa bem claro que os governos que fomentam o uso de TI em seus órgãos, melhoram os níveis de integração entre as diferentes esferas de poder, promovendo assim maior transparência no manuseio dos bens públicos e na desburocratização da máquina pública.

    E para fechar com chave de ouro, o autor aborda uma visão do futuro no uso de SOA, com o objetivo de otimizar a forma como desenvolvemos software, mostrando que os desenvolvedores sempre assumem dois papéis distintos durante todo o processo: o de arquiteto e o do empresário.
    Este artigo foi publicado originalmente no blog: Resenha de Livro: SOA na Prática iniciado por code
    Sobre o Autor: code

    Administrador e Editor do Portal Under-Linux, desenvolvedor Linux e FOSS para Linux, autor de livros e artigos, atuando na área de Educação Digital e P&D com AI.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L