• A Plataforma Symbian Agora é Open Source

    O grande universo da mídia internacional, anunciou no decorrer dessa semana que o Symbian, sistema operacional utilizado em smartphones espalhados pelo mundo inteiro, agora apresenta uma plataforma de código aberto. Essa disponibilidade ocorreu quatro meses antes do tempo previsto, levando em consideração o seu maior objetivo: fazer frente concorrencial com a Apple e com a plataforma Android, do Google. A Nokia, quando passou a dominar a britânica Symbian, colocou em evidência uma tentativa desesperada de impedir que o Google e a Apple, se apossassem cada vez mais da maior fatia do mercado de smartphones.

    Faz dois anos que os dispositivos Symbian representavam quase 60% do mercado atuante. Porém, hoje em dia, esses dispositivos correspondem a um percentual inferior a 50%. Especialistas do setor, calculam que esse número tende fortemente a sofrer uma queda para menos de um terço, até o ano de 2015. Esse declínio seria devido à forte influência do Android, que também é uma plataforma open source. De acordo com informações prestadas por Lee Williams, diretor executivo da Symbian Foundation, a equipe de desenvolvimento do Symbian já está habilitada a moldar o futuro da indústria de dispositivos móveis, visando uma implementação de recursos inovadores, que ocorreria de forma ágil e em escala global.

    O intuito de seus desenvolvedores, é acelerar o processo de expansão no que diz respeito a colocar no mercado, dispositivos com funcionalidades altamente inovadoras. Dessa forma, tais dispositivos ganhariam uma potencial vantagem em relação aos seus grandes concorrentes. Há 108 pacotes contendo o código-fonte da plataforma Symbian, que já podem ser baixados através do site Symbian Developer [2].


    Saiba Mais:

    [1] The Guardian: http://www.guardian.co.uk/business/2...re-open-source
    [2] Symbian Developer: http://developer.symbian.org/main/to...kits/index.php
    [3] CNET News: http://news.cnet.com/8301-1035_3-104...html?tag=mncol

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L