• Matriux: Alta Confiabilidade para Investigações Forenses de Crimes Cibernéticos

    Sabemos que os testes de penetração tem a finalidade de avaliar como está a segurança de um sistema de computador ou até mesmo de uma rede, quando é simulado um ataque de origem maliciosa. O foco do pentest é saber se esse ataque realmente pode ser feito e caso sim, quais as consequências que ele trará. Entretanto, é importante que os pentesters estejam munidos de ferramentas hábeis para realização de um trabalho completo, do qual eles possam tirar o melhor resultado possível.

    Nesse contexto existe o Matriux, essa importante distribuição de segurança baseada no Ubuntu GNU/Linux, que oferece uma variedade de ferramentas gratuitas, poderosas e de código aberto, podendo ser utilizadas para diversas finalidades pelos pentesters, utilização através de hackers éticos, para adminstração de sistemas e rede, para investigações forenses de crimes cibernéticos, análise de vulnerabilidades e outros fins.

    Essa distribuição é bastante flexível: mesmo sendo projetada para profissionais e entusiastas da área de segurança, pode ser utilizada como sistema desktop padrão. Além de todo o potencial de utilização apresentado, Matriux foi criado para operar em um ambiente com um LiveCD/DVD ou com Pendrive, podendo ser instalado em seu disco rígido.

    Matriux, que inclui um conjunto de ferramentas para uso em investigações forenses e recuperação de dados, também conta com o ambiente GNOME como desktop padrão para a sua versão Xenon, com interface de usuário bastante amigável, aparência simples e ao mesmo tempo, atraente.


    Saiba Mais:

    [1] Matriux: http://sourceforge.net/projects/matr...matriux-xenon/