• Kernel Linux: Desperdício de Energia em Algumas Situações

    O site Phoronix, que se concentra na interação entre o Linux e componentes de hardware, tem encontrado nos testes realizados em alguns notebooks com Kernels do Linux atuais, a necessidade de 10 a 30% a mais de potência do que aqueles que executam versões mais antigas do Linux. O site publicou até agora, cinco artigos sobre o assunto, alguns deles contendo várias páginas, e fornecendo links para esses artigos na primeira seção até à última parte.

    Em seus testes, Phoronix teria sido capaz de identificar duas situações diferentes, onde os notebooks "ThinkPad" foram usados ​​para testes de energia consumida visivelmente mais com as versões recentes do kernel. Um dos problemas supostamente só existe a partir da versão 2.6.38; o outro foi encontrado com um dos "Thinkpads" a partir da versão 2.6.35 do kernel.

    Um desenvolvedor do Ubuntu também tem observou o aumento do consumo de energia e, portanto, uma bateria de vida mais curta, em versões prévias do Ubuntu 11.04; assim, ele criou um relatório de bug do Ubuntu sobre o problema. Neste segmento, outros testadores têm relatado experiências semelhantes, e como o principal fator para o maior consumo de energia, muitas vezes parece ser o processador, que é impedido de permanecer no poder de poupança em modos de curta duração, por um aumento de carga. De acordo com o relatório de erro, que tem sido dada a "importância média alta" e está sendo seguido por cerca de 80 utilizadores, os desenvolvedores do Ubuntu tem a esperança de resolver o problema através de uma atualização.

    As causas para o aumento do consumo de energia não foram identificadas, mas também não está basrante claro se todos os testers estão focados no mesmo problema, e quais são exatamente os tipos de sistemas afetados. Muitas vezes, esses problemas só existem com determinados processadores, placas gráficas, ou determinadas combinações de hardware.

    Phoronix tem, por vários dias, procurado identificar as mudanças de kernel que foram feitas quando o consumo de energia aumentou, desde que começou a registrar as ocorrências com os seus dispositivos de teste. Uma vez que essas alterações têm sido encontradas, será possível avaliar se os problemas que afetam alguns, muitos ou mesmo todos os usuários do Linux. Além disso, os envolvidos nesse trabalho não foram capazes de encontrar qualquer abordagem mais séria sobre esse problema, nas listas de discussão atuais do kernel promovidas pelos desenvolvedores.

    Não é a primeira vez que Phoronix encontrou um problema semelhante e causou muito alvoroço. Em relação ao desenvolvimento do kernel, vários veteranos em posições-chave já dizeram comentários críticos sobre o site nesse contexto. Também, de forma semelhante, foram encontrados problemas semelhantes, envolvendo graves problemas no Linux potencialmente no passado. Em uma inspeção mais minuciosa, no entanto, boas razões podem não ter sido muito óbvias para que existissem muitos destes problemas. Muitas outras questões foram rapidamente resolvidas pelos desenvolvedores do kernel ou criadores da distribuição, uma vez as suas causas foram identificadas. Dessa maneira, o caso atual provavelmente não será nenhuma exceção.


    Links de Interesse:

    - Mobile Users Beware: Linux Has Major Power Regression
    - Recent Linux Kernels Waste Energy in Certain Situations

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L