• Alpine Linux 2.2.0

    A nova versão do Alpine Linux está no ar e apresenta diversos novos recursos: um kernel baseado em 2.6.38, com todos os patches Alpine ou re-based, incluídos em fontes upstream; conta ainda com um novo suporte para a arquitetura x86_64; senha SHA512 (para segurança) e suporte preliminar para grsecurity Role Based Access Control.

    Além de toda essa quantidade de recursos, o novo Alpine traz um sistema de particionamento de disco e melhor ferramenta de instalação (setup-disk); gerenciamento de pacotes de ferramentas melhoradas (APK), o apoio apenas do arquivo de inicialização dos sistemas de leitura e acréscimo do ambiente desktop GNOME. Para obter mais informações, leia na íntegra as notas de versão para obter informações adicionais. Para download, ele está disponível em ISOs de 213 e 230 MB.

    Alpine Linux é um sistema operacional desenvolvido pela comunidade concebido para routers x86, firewalls, VPNs boxes, VoIP e servidores. Foi projetado com a segurança em mente, tem recursos de segurança pró-ativa, como PAX e SSP que impedem falhas de segurança no software que possa vir a ser explorado. A biblioteca C utilizada é uClibc e os instrumentos de base estão concentrados no BusyBox. Esses são normalmente encontrados em sistemas embarcados, e são menores do que as ferramentas encontradas em sistemas GNU / Linux.


    Saiba Mais:

    [1] Alpine Linux: http://alpinelinux.org/alpine-2.2.0-release-notes

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L