• Facebook: Novos Recursos de Segurança para Combater Spam e Clickjacking

    Uma das maiores especialistas da área de segurança mundial, a Symantec, descobriu a existência de uma violação de privacidade no Facebook. Assim, a rede social lançou quatro (4) novos recursos para reforçar a sua segurança, mas tais recursos nao tem nenhuma sem relação com a descoberta feita pela empresa.

    Esses quatro novos recursos tem o intuito de melhorar as medidas de proteção contra scams, spam, clickjacking e ataques cross-site scripting (XSS). Além disso, as novas funcionalidades também incluem uma nova parceria com uma companhia de website e aprovação de logins.


    Os recursos incorporados:


    Parceria do Facebook com "Web of Trust": WOT é uma ferramenta gratuita que informa em quais sites o usuário pode confiar, baseado em um sistema colaborativo de notas de outros membros da comunidade do WOT. Mesmo que o Facebook já possua um sistema desse estilo, essa parceria com o WOT trará para sua conta uma camada extra de defesa.

    Depois de realizar todos os updates para se defender do clickjacking, o Facebook agora embutiu uma defesa contra a referida praga no seu botão "Curtir", para alertar ao usuário, caso haja alguma coisa errada. Quando algo suspeito é detectado, você precisará confirmar o seu "Curtir" antes que o Facebook torne pública a ação para o seu perfil e para o "feed de notícias" de todos os seus amigos.

    Proteção XSS própria: Outro caminho que os spammers gostam muito de tirar vantagem das fraquezas dos navegadores: pedindo a usuários para copiar e colar código malicioso nas suas barras de endereço. Agora, quando o sistema do Facebook detectar que você postou código malicioso na sua barra de endereços, será imediatamente mostrado um pop-up, confirmando se você quer realmente fazer isso, e informando porque isso pode ser uma má idéia.

    Validação de logins avançada: A nova função "Login Approvals" do Facebook, agora está disponível para todos. O recurso é opcional, entretanto, seria bom que todos os users da rede social aderissem à sua utilização. Ele utiliza o método two-factor authentication (autenticação em 2 passos).

    Isso quer dizer que sempre que você logar no Facebook por meio de um novo dispositivo, será solicitado que você entre também com um código que eles enviam para o seu celular via SMS. Se o Facebook acusar alguma tentativa de login proveniente de um dispositivo que o usuário não tenha salvo, ele notificará isso da próxima vez que o usuário logar. Caso o usuário não reconheça o referido login, ele pode então alterar a senha de acesso ao Facebook.


    Links de Interesse:

    - CIO News
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de BernardoS
      BernardoS -
      Esse negócio de enviar sms com código para acessar o perfil, acho meio tenso, em um mundo que temos que ganhar tempo, não acho nada prático... apesar de ser uma implementação de segurança... por essas e outras que não tenho mais paciência para facebook e afins.
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L