Jim Lacey, o atual Presidente e CEO do LPI disse que "ao alinhar o currículo de treinamento e preparação com os objetivos da LPIC-1, a Novell reconhece as necessidades do mercado para um programa de certificação neutro que prepare os profissionais de TI para trabalharem com distribuições Linux em um ambiente empresarial".
O Programa LPIC consiste de três níveis de certificação, abrangendo desde as tarefas mais básicas, incluindo linha de comando e configuração de estações de trabalho Linux (LPIC-1), até às habilidades de "nível empresarial" (LPIC-3) . A Novell afirma que seu programa de certificação CLA tem como meta prover ao indivíduo "a capacidade de administração do dia-a-dia de servidores SLES (SUSE Linux Enterprise Server) instalados em rede". Dentro desse acordo, os qualificados na LPIC-1 (que possuam aprovações nos exames LPI 101 e 102) podem aplicar para a certificação CLA da Novell sem ter de pagar nenhuma taxa adicional, ou ter de participar do treinamento da Novell para esse nível de certificação. Além disso, o CLA irá incluir os objetivos propostos na LPIC-1!
Realmente essa é uma vitória para todos os profissionais Linux em busca de uma certificação. E também para todo o mercado de TI que precisa deste profissional. A "homogenização" das certificações só contribui para torná-las mais fortes no mercado de trabalho.
Saiba Mais:
[1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ip-925943.html
[2] Novell: http://www.novell.com/
[3] Linux Professional Institute (LPI): http://www.lpi.org/
Mensagem do Sistema