• Netcat: Utilitário Versátil para Consultoria de Redes

    Netcat é um utilitário projetado para ser um uma ferramenta de back-end altamente confiável, que pode ser utilizada de forma direta ou facilmente direcionada por outros programas e scripts.Também conhecido como canivete suíço do TCP/IP, Netcat está disponível para as plataformas Linux, Windows, Solaris e FreeBSD. Além disso, ele é uma ferramenta de grande versatilidade, que funciona como um telnet mais potente, um scanner de hosts, solução para técnicas de brute force e até mesmo um trojan.

    A ferramenta também possibilita a abertura de portas TCP/UDP e HOST, através de comandos e sintaxe de alta sensibilidade. Assim como ele pode ser usado para realizar ataques de brute force, ele também pode ser usado para fazer um sniffer, portanto, percebemos que ele age bilateralmente.

    O Netcat original foi lançado há mais de 10 anos, mas não foi mantido apesar de sua imensa popularidade. Sua flexibilidade e utilidade levaram as pessoas a escrever muitas outras implementações da ferramenta, na maioria das vezes com características modernas não encontradas no original. Uma das mais interessantes é Socat , que se estende ao Netcat para oferecer suporte à muitos outros tipos de socket, criptografia SSL, proxies SOCKS, e muito mais recursos.


    Saiba Mais:

    [1] Netcat: http://netcat.sourceforge.net/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L