A Canonical anunciou que o Ubuntu 11.10, Ocelot Oneric, incluirá agora o sistema VMware Cloud Foundry, que foi lançado em abril e já suporta aplicações Spring, Grails, Rails, Sinatra, Node.js e Scala. O serviço Platform-as-a-Service (PaaS) oferece ambientes para execução de aplicativos adaptados para a nuvem, ao invés de Infrastructure-as-a-Service (IaaS), como OpenStack e EC2 da Amazon, que oferecem máquinas virtuais onde possam executar sistemas operacionais e suas aplicações.
PaaS oferecer APIs para recursos como bancos de dados que por sua vez, permite que o código subjacente da nuvem possa otimizar e escalar o acesso a esses recursos. Ubuntu 11.10 vai oferecer pacotes para o cliente VMC Cloud Foundry, que permite a implantação de aplicativos e gerenciamento, e VCAP Server, que permite que os sistemas sejam configurados como um nó em uma nuvem PaaS.
Nesta sequência, o VMC Client pode ser usado para configurar e implementar aplicativos para qualquer nuvem Cloud Foundry, incluindo a própria VMware CloudFoundry.com.
Saiba Mais:
[1] Cloud Foundry http://www.cloudfoundry.com/
[2] Canonical Blog http://blog.canonical.com/2011/08/17...buntu-11-10-3/