• Lançado o Blender 2.5 Alpha 1

    Dificilmente anunciamos algum lançamento de software que ainda esteja no estágio Alpha de desenvolvimento. Mas no caso do Blender, sempre abrimos uma exceção. Os desenvolvedores do Blender acabam de anunciar a disponibilidade para download do Blender 2.5 Alpha 1. Este é o segundo Alpha que a Fundação lança da versão 2.5 do Blender, sendo o primeiro denominado Alpha 0. Esta série de versões Alpha é o prenúncio do que será a versão 2.6 deste programa de modelagem 3D profissional e de código aberto. Essa segunda versão oficial de desenvolvimento inclui muitas mudanças, novas funcionalidades, e mais de 100 correções de bugs, se comparada com a Alpha 0 recentemente lançada.


    Uma das novidades de destaque para esse Alpha 1, está na atualização de sua interface gráfica para o usuário (GUI - Graphical User Interface) que inclui um novo conjunto de ícones e design gráfico. Também vem embarcado nessa versão novos short cuts de teclado customizáveis e alterações de arquitetura interna. Mesmo sabendo que o Blender sempre esteve disponível na arquitetura 64-bit tanto para Linux quanto para Windows, esse Alpha 1 será a primeira vez que será lançada a versão 64-bit para Mac OS X.

    A versão 2.5 Alpha 1 do Blender possui suporte a janelas múltiplas. Dentre as atualizações no que se refere a parte de modelagem, o Blender vem embarcado com otimizações para o modo Sculpt, além da adição do modificador Solidify, que é utilizado para adicionar espessura em malhas finas, de forma não-destrutiva. Dentre as outras modificações notáveis destacamos um novo motor de simulação de fumaça baseada em fluidos, um sistema de partículas atualizado, otimizações no sistema de aceleração para o ray trace, e uma versão inicial para o Color Management.

    Assim como todas as versões de desenvolvimento, não é aconselhável o uso dessa versão Alpha do Blender em ambientes de produção, muito menos em ambientes de missão crítica. Os desenvolvedores pedem que os usuários testem essa versão de desenvolvimento do Blender, e reportem os bugs que encontrarem diretamente para o projeto. A versão Alpha 1 será seguida por mais três versões Beta. Ainda de acordo com os desenvolvedores, a versão final e tão aguardada do Blender 2.6, está agendada para ser lançada "em meados de 2010".

    Maiores detalhes sobre a versão, incluindo a listagem completa das novas funcionalidades e alterações, você poderá encontrar nas notas de lançamento [2], no Change Log [3], e no Wiki [4] do Projeto Blender. O Blender 2.5 Alpha 1 está disponível para download [5] nas versões Linux, Mac OS X e Windows. O Blender está sob a Licença Pública GNU versão 2 (GPLv2) [6], e o mesmo projeto é patrocinado pela Blender Foundation [7], instituição sem fins lucrativos localizada em Amsterdam.


    Saiba Mais:

    [1] heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...es-936790.html
    [2] Notas de Lançamento do Blender 2.5 Alpha 1: http://www.blender.org/development/r...s/blender-250/
    [3] Change Log do Blender 2.5 Alpha 1: http://www.blender.org/development/c...ges-since-249/
    [4] Wiki sobre o Blender 2.5 Alpha 1: http://wiki.blender.org/index.php/Dev:2.5/Source
    [5] Download do Blender 2.5 Alpha 1: http://www.blender.org/download/get-25-alpha/
    [6] GPLv2: http://download.blender.org/release/GPL-license.txt
    [7] Blender Foundation: http://www.blender.org/blenderorg/blender-foundation/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L