• GTK + 3.2 com Suporte para Wayland e HTML5

    Versão 3.2 do GTK + foi liberada. A nova versão traz diversas melhorias e aprimoramentos, incluindo melhor suporte theming CSS, dois novos widgets (GtkLockButton e GtkOverlay) um seletor de arquivos atualizados e uma nova família de widgets "GtkFontChooser". As mudanças mais importantes, no entanto, ainda são experimentais: o suporte para HTML5 e o servidor Wayland. Programas que usam o GTK + 3.2 podem ser executados como aplicações web em HTML5, compatíveis com navegadores como pode ser exibido em um vídeo.

    GTK + 3.2 oferece suporte experimental para o servidor Wayland. Nesse contexto, Mark Shuttleworth anunciou que queria mudar para Ubuntu Wayland a médio e longo prazo, como um substituto para o X Window System, que foi originalmente desenvolvido na década de 1980.

    Um backend Wayland para GTK + ajudaria nessa transição, não só porque todas as aplicações GNOME usam GTK +, mas também porque programas como o Gimp, Firefox e Chrome fazem uso dele. O kit de ferramentas muito utilizadas no mundo Linux, o Qt, também tem suporte experimental para Wayland.


    Saiba Mais:

    [1] Mark Shuttleworth http://www.markshuttleworth.com/archives/551
    [
    2] GTK+ 3.2.0 https://mail.gnome.org/archives/gtk-.../msg00175.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L