• Shinken: Monitoramento com Qualidade para Atender as Exigências Atuais

    Shinken é uma poderosa ferramenta open source como o Nagios, redesenhada e reescrita a partir do zero. Seu principal objetivo é atender as exigências dos dias de hoje, em relação à monitoramento de sistemas e ainda oferecer a compatibilidade com o próprio Nagios. Este utilitário oferece serviços clássicos de rede como (SMTP, IMAP, HTTP), recursos do sistema (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais, incluindo Unix e Microsoft Windows.

    Além disso, Shinken oferece compatibilidade com bancos de dados MySQL, Oracle, MSSQL; serviços de e-mail clássico, SMS (com um telefone simples ou um gateway SMS), entre outras funcionalidades interessantes.

    Os serviços de monitoramento todos são feitos através de plugins (há uma diversidade deles), e se você precisa verificar alguma coisa que realmente seja específica relacionada ao seu ambiente, poderá criar um novo plugin apenas escrevendo algumas linhas de script.

    Shinken é disponibilizado como um programa, mas também como um dispositivo virtual com um núcleo já configurado, contendo ferramentas de visualização como Thruk, Ninja, NagVis e toneladas de plugins. E se o usuário acabou de iniciar o processo de monitoramento, ele pode usar o recurso de descoberta que permite iniciar o funcionamento de os seus servidores, roteadores e switchs, que já estarão configurados.


    Saiba Mais:

    [1] Shiken Monitoring http://www.shinken-monitoring.org/

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L