• Polícia Federal: Plataforma para Identificação de Cibercrimes

    A Polícia Federal, pretende colocar em prática um projeto muito importante e de extremo interesse para a área de segurança, cujo nome será "Oráculo". A finalidade "número 1" deste projeto, será o rastreamento e o impedimento de crimes no universo . Esta excelente iniciativa foi apresentada esta semana durante o CNASI (Congresso Latino-Americano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança), realizado em São Paulo.

    De acordo com o perito criminal da unidade de repressão ao crime cibernético da Polícia Federal, Ivo de Carvalho Peixinho, o projeto "Oráculo" vai incorporar aos cibercrimes os mesmos princípios utilizados pelo projeto "Tentáculos", voltado para coibir fraudes bancárias eletrônicas.

    O perito criminal disse, que devido ao uso cada vez maior da Internet, os índices de criminalidade online crescem de maneira assustadora. Eventos de grande porte como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, são portas abertas para que essas práticas criminosas aumentem.


    Grandes Eventos Favorecem o Cibercrime

    Ainda nesse contexto, Ivo Peixinho afirma que a concentração desses grandes eventos favorece muito os ataques de negação de serviços (os famosos DoS), invasões à sistemas, ataques de defacement, ocorrência de malware, botnets e ataques a sistemas críticos. Por causa de todo esse cenário de ameaças, surge a necessidade de um trabalho mais aprofundado da Polícia Federal.

    O projeto "Oráculo" tem como uma de suas metas, reunir em torno da Polícia Federal a colaboração de bancos e demais corporações que são vítimas de ciber ataques, e companhias especialistas em soluções de segurança digital. Até agora, a operação recebeu um aporte de R$ 500 mil do governo federal, e está em processo de levantamento de potenciais centros de informações.

    A próxima etapa de todo esse trabalho, será a conclusão de parcerias e a seleção de ferramentas tecnológicas, que serão empregadas na operação. Vale ressaltar que, a Polícia Federal tem como objetivo colocar o projeto "Oráculo" em pleno funcionamento, até o início da Copa do Mundo de 2014.


    Links de Interesse:

    -Projeto Oráculo da Polícia Federal

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L