• Oracle Garante Futuro do OpenSolaris

    Essa é uma boa notícia, e um alívio, para todos os usuários do OpenSolaris, que estavam temerosos quanto ao futuro desse sistema operacional após a compra da Sun pela Oracle. Direto da OpenSolaris Annual Meeting, via IRC, o executivo da Oracle Dan Roberts garantiu à comunidade sobre o futuro da versão open source do Solaris. Para quem quiser, as declarações estão disponíveis como um registro de reunião da própria OAM. Após as declarações, Peter Tribble, que já manifestava preocupação sobre a falta de comunicação com a Oracle, concluiu que "os rumores da morte do OpenSolaris foram muito exagerados".


    Roberts, fazendo seus comentários de forma oficial, afirmou que a Oracle vai continuar a disponibilizar o OpenSolaris como open source, e vai continuar a dar suporte de forma ativa, e manter a sua participação junto à comunidade. Em termos práticos, isso significa que a Oracle continuará a oferecer versões futuras do OpenSolaris, incluindo a versão 2010.03, que deve ser liberada muito em breve.

    Sobre a questão da abertura do processo de desenvolvimento do OpenSolaris, os participantes foram informados por Roberts que "a Oracle continuará a desenvolver suas tecnologias de forma aberta, como já fazem nos dias de hoje". Ele ainda afirma que "existem algumas coisas que nós escolhemos não continuar como open source, similar ao processo de como o MySQL gerencia certos valores adicionados ao topo da pilha". Esta posição é descrita como "sem mudanças" por Tribble, que aponta os addons de código fechado Fishworks da Sun para o Solaris, baseados nos sistemas de armazenamento, como um exemplo histórico de práticas similares da própria Sun. Tribble informa sobre os anúncios que "mesmo existindo demônios nos detalhes", está claro que a Oracle planeja manter o OpenSolaris, e agradeceu a Roberts por ter "colocado sua cabeça acima do parapeito".


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...le-942161.html

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L