• openSUSE 12.1 Chega com Systemd e Btrfs

    Após dois Release Candidates e um pequeno atraso na liberação, o projeto openSUSE publicou a versão 12.1 de sua distribuição Linux. Esta grande atualização para o sistema operacional openSUSE, introduz uma série de mudanças na plataforma e novas funcionalidades. Baseado no kernel do Linux 3.1, openSUSE 12.1 oferece o GNOME 3.2 ou KDE 4.7 como ambientes de desktop, sendo a primeira distribuição a enviar ferramentas de gerenciamento para ambos.

    Usuários à procura de um desktop leve o mínimo possível, devem selecionar alternativamente o Xfce ou LXDE, que de acordo com os desenvolvedores, não obtiveram nenhuma atualização como característica principal desde o lançamento do openSUSE passado.

    Este lançamento melhora o tempo de boot, utilizando o sistema novo systemd init e inclui suporte para o sistema de arquivos Btrfs, embora o sistema de arquivos Ext4 ainda seja bastante utilizado como sistema de arquivos padrão. Built-in packages incluem o navegador Firefox 7.0.1, LibreOffice 3.4.2, versão 2.4.3 do leitor de música Amarok, o GCC 4.6 e X.org 7.6.

    Jos Poortvliet, gerente da comunidade openSUSE para o SUSE, disse que a distribuição openSUSE e seus milhares de aplicativos de código aberto, são o resultado grandioso de contribuições de testers individuais, escritores, tradutores, especialistas em usabilidade, artistas, embaixadores, empacotadores e desenvolvedores, que se dedicaram muito trabalhando juntos, em um ambiente de total interatividade, para criar um conjunto único e poderoso de ferramentas e produtos.

    A atualização para o openSUSE também é a primeira a incorporar uma nova versão do sistema de numeração; a versão anterior era o openSUSE 11.4. De 12.1 em diante, o ciclo de lançamento de 8 meses vai apresentar um lançamento x.1 em novembro, uma versão x.2 em julho e uma liberação x.3 em março, quando o ciclo começa novamente. Assim, a versões futuras do openSUSE serão 12.2 em julho de 2012, 12.3 em março 2013 e 13.1 em novembro de 2013.

    Mais informações sobre a nova versão, incluindo uma lista completa de mudanças, podem ser encontradas na página wiki openSUSE 12.1 (destaques) e nas suas notas de lançamento. A versão 12.1 do openSUSE está disponível para download como uma imagem ISO para sistemas de software de 32 - e 64-bit .


    Saiba Mais:

    [1] Product Highlights http://en.opensuse.org/Product_highlights
    [2] Release Notes http://www.suse.de/relnotes/i386/ope...-NOTES.en.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L