• Operação "Dedicado": Polícia Federal Desarticula Quadrilha Especializada em Fraudes Bancárias

    Nesta última quinta-feira, dia 24 de novembro, a Polícia Federal (PF) cumpriu nove mandados de prisão preventiva, e 16 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul e do Pará. A finalidade desta operação, batizada de "Operação Dedicado", era desmontar uma quadrilha especializada em fraudes bancárias, que eram feitas via Internet. Todas as buscas foram feitas nas cidades de Porto Alegre, Canoas, em mais quatro cidades gaúchas e em Marabá, cidade localizada no sul do Pará.

    De acordo com dados divulgados, a quadrilha aplicava golpes há mais de 10 anos e contava com a participação de elementos com vasto conhecimento em programação. Os cibercriminosos alugavam servidores de mais de 1 terabyte para outros envolvidos no esquema, cobrando pelo serviço.

    Segundo relatos da Polícia Federal, as fraudes consistiam em invasão de contas da Caixa Econômica Federal e outros bancos, com a má intenção de roubar altas quantias em dinheiro, através de transferências a contas de "laranjas", pagamento de boletos bancários e tributos e compras de mercadorias. Ainda nesse contexto, empresas fictícias que estivessem trabalhando para o grupo, eram usadas para emitir boletos que fossem quitados, utilizando valores desviados das contas invadidas.

    Com o levantamento feito no trabalho de investigação, o valor total das fraudes cometidas supera os R$ 5 milhões, podendo atingir valores bem maiores a partir da análise do material apreendido, apenas no estado do Rio Grande do Sul. No estado do Pará, o prejuízo deve girar em torno dos R$ 3 milhões.


    Saiba Mais:

    [1] Convergência Digital http://convergenciadigital.uol.com.b...d=28452&sid=18

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L