• Google Anuncia Oficialmente o Smartphone Nexus One

    Finalmente! Ontem, o Google fez o anúncio oficial de seu primeiro smartphone que será comercializado diretamente pela empresa - o Nexus One. Sabemos, e até noticiamos aqui no under-Linux, que as informações sobre o Nexus One estavam em todos os cantos da Internet. Vários Blogs de renome noticiaram constantemente o novo produto, fornecendo todas as informações possíveis sobre o aparelho. Realmente, só estava faltando o quartel-general do Google em Mountain View, California, oficializar tudo isso.


    Vamos agora a algumas informações extras sobre o Nexus One: o bichinho vem pesando apenas 130 gramas, e o mesmo também está sendo fabricado pela empresa que produziu o G1, a Taiwanesa HTC. Outra novidade importante é que o Nexus Onde será o primeiro smartphone produzido pela HTC que virá embarcado com um display com a tecnologia AMOLED [2].

    O display do Nexus One oferece cores vibrantes e alto contraste, em paralelo a um consumo elétrico próximo do ridículo. Mesmo assim, esses smartphone ficaria ilegível se exposto a luz solar direta, justamente pela falta de intensidade luminosa produzida por essa tecnologia. Mas em ambientes de iluminação artificial, a exposição visual é impactante. Essa tecnologia só foi utilizada até agora pela Samsung. A tela de 3.7 polegadas, vem com capacidade para touchscreen, e oferece uma resolução de 480 x 800 pixels.

    Outro ponto a se reforçar sobre o Nexus One é sua capacidade de processamento. Assim como o Netbook da Lenovo, noticiado aqui no Under-Linux, o smartphone do Google virá com um processador Snapdragon da Qualcomm, com um clock de 1GHz. O mesmo é suportado por processador multimídia de alta-performance, assim como 256MB de memória RAM e 512 de memória Flash. O armazenamento pode ser expandido para até 32GB via slot SDHC, e o Google planeja embarcar o nexus One já com um chip de 4GB.

    O aparelho também vem com uma câmera digital de 5 megapixel com auto-foco embutido nas lentes. Um padrão interessante se comparado a capacidade de resolução digital das máquinas fotográficas mais vendidas no mercado brasileiro. O flash do aparelho é de tecnologia LED. O nexus One vem com uma série de recursos como, Wi-Fi, Bluetooth 2.1 com suporte a áudio stereo A2DP, além de um receptor AGPS para localização e navegação. o dispositivo GSM quadband funciona com a maioria das redes GSM do mundo. E caso a sua operadora não trabalhe com GSM a 1.9GHz de banda, você pode utilizar as redes UMTS. O telefone também oferece uma alta taxa de transferência em redes GSM via EDGE, e em redes UMTS via tecnologia HSPA, alcançando taxas de downlink de 7.2Mbps, e um uplink em torno de 2 MBps. A qualidade do sistema de voz foi melhorada pela integração de capacidade de redução de ruído, que utiliza um segundo microfone para captar e gerar as contras-ondas para bloqueio do som ambiente.

    O Nexus One roda a última versão estável do Android até o momento - a versão 2.1 - que oferece funcionalidades como Google Maps e busca por reconhecimento de voz, para quem já é familiar com o Milestone da Motorola. Além dessas capacidades, o aparelho vem com funcionalidade multimídia melhorada, cinco telas home com fundo de tela animado. Além disso, o Google planeja fornecer aplicativos adicionais como o Google Earth, mesmo sabendo que a versão atual do Nexus One não possui tecnologia multi-touchscreen para o recurso de zoom nas páginas Web e mapas.

    Depois de tudo isso, vem o "precinho": um aparelho com tantas funcionalidades por preços modestos. Se você quiser um nexus One desbloqueado e livre de contrato, pagará 530 dólares. Caso queira um aparelho com contrato da T-Mobile, pagará 180 dólares. O smartphone do Google começará a ser vendido nos Estados Unidos, Reino Unido e Hong Kong. Infelizmente, ainda não há previsão para o lançamento desse pequeno possante aqui no Brasil. Claro que, conhecendo as práticas careiras de nossas operadoras, o smartphone do Google não deve sair para o bolso de qualquer um... Espero que essa "filosofia" de negócios mude logo em nosso país. Nem que seja a força, com a entrada de uma gigante como a AT&T no nosso mercado, que forçaria todas as outras operadoras a praticarem preços "mais justos" ao bolso do "brasileiro comum".


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ne-896610.html
    [2] Matriz Ativa de LED Orgânico: http://en.wikipedia.org/wiki/Active-matrix_OLED


    Notícias relacionadas:


    - Gloogle em 2010: Netbook e Smartphone
    - Lenovo Ataca com Linux no Smartbook Skylight e no Tablet Hybrid
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de newsete
      newsete -
      Esse é o cara!!!!
    + Enviar Comentário


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L