• Mozilla Vai Atualizar sua Licença MPL

    A Mozilla Foundation [2], organização por trás do bem sucedido navegador Web Firefox, acaba de anunciar o lançamento de um novo processo público para atualizar a sua Mozilla Public License (MPL), em que a nova versão será desenvolvida. Sei que muitos podem ficar preocupados quando o assunto é mudança de licença, ou mesmo atualização das mesmas. mas lembrem-se que a atual licença da Mozilla, a versão 1.1, está possui 10 anos de idade. E deixar uma licença desatualizada por tanto tempo pode ser muito perigoso, devido a sua desatualização em relação a sociedade, ao mercado e as tecnologias atuais.


    Diferente da Free Software Foundation [3], que já está em sua terceira versão da licença GNU [4], atualizada em junho de 2007, a MPL está estagnada no tempo e na sociedade. De acordo com a própria Mozilla, o objetivo desta revisão visa a modernização da MPL, "simplificando-a, enquanto se mantém todas as coisas que fizeram da licença do projeto Mozilla, um sucesso".

    Maiores informações sobre o processo de atualização você encontra no site da Mozzilla [5-6]. Uma FAQ [7] sobre o processo de revisão da MPL também foi publicado. A Fundação espera completar o processo de atualização de sua licença, ainda neste ano, entre outubro e novembro de 2010. Quanto a decisão final, se a nova versão da MPL será rotulada como 1.2 ou 2.0, ainda não foi decidido.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...se-951735.html
    [2] Mozilla Foundation: http://www.mozilla.org/
    [3] Free Software Foundation (FSF): http://www.fsf.org/
    [4] GNU General Public License: http://www.fsf.org/licensing/licenses/gpl.html
    [5] Mozilla's Updating the MPL, Scope: http://mpl.mozilla.org/scope/
    [6] Process and Schedule: http://mpl.mozilla.org/process/
    [7] FAQ sobre Processo de Atualização da MPL: http://mpl.mozilla.org/faq/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L