• Android Trojan Disfarçado Rouba Informações

    Mensagens de texto substituíram em grande parte, cartões cumprimentos pelas festas de final do ano ou outras atas comemorativas, e existem aplicativos móveis lá fora, que permitem enviar mensagens pré-escritas, de forma espirituosa e muito cordial para amigos e familiares. Mas há também alguns que pretendem fazer isso, e os pesquisadores da F-Secure, recentemente, viram um Trojan direcionado aos usuários de Android na China, que se disfarça como esse tipo de app.

    Apelidado AdBoo, o app aparentemente permite aos usuários escolher um modelo de mensagem (piadas, desejos de Ano Novo, e muito mais), então pede-lhes para escolher o contato a quem ela será enviada. Mas ele realmente não envia a mensagem - uma caixa de diálogo notificando-os de uma "Sending Fail" aparece em seu lugar. No background, o Trojan colhe as informações, como modelo de telefone e número, versão Android e número IMEI, e envia para um servidor remoto.

    Também é interessante notar, que os pesquisadores acreditam que o desenvolvedor deste aplicativo é também aquele que desenvolveu recentemente um outro Android Trojan, que envia mensagens SMS para números premium-rate, como ambas as amostras de malware são assinados com o mesmo certificado.


    Saiba Mais:

    [1] F-Secure http://www.f-secure.com/weblog/archives/00002293.html

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L