• Monitoramento de Servidor com munin e monit no Debian Lenny

    Em mais um tutorial do How to Forge, Falko Timme descreve como você pode monitorar seu servidor Debian Lenny com o uso do munin e do monit. O munin é uma ferramenta que produz gráficos pequenos e estilosos sobre praticamente todos os aspectos de seu servidor (load average, uso de memória, uso de CPU, throughput do MySQL, tráfego na eth0, etc) sem muita necessidade de configuração. Já o monit verifica a disponibilidade de serviços como o Apache, MySQL e Postfix, toma as ações apropriadas como reinicialização, caso não encontre o servidor se comportando de forma adequada.


    E a combinação dessas duas ferramentas lhe permite o monitoramento completo: gráficos que lhe permitem identificar problemas correntes ou potenciais (algo como "nós iremos precisar de um servidor mais potente muito em breve, já que o load average está aumentando rapidamente"). Além disso você tem a disposição um monitoramento presencial para garantir a disponibilidade de seus serviços sendo monitorados.

    Como todos os tutoriais do How To Forge, este também está no idioma Inglês. Se os mesmos lhe interessam, comece a perder o medo, e aprenda de uma vez por todas esse idioma (nem que seja apenas o Inglês Técnico). Não perca seu tempo, nem sua chance neste mercado competitivo que é o "mundo da informática". E, por mais que possa parecer que a comunidade Linux esteja crescendo sem parar ao longo de todos esses anos, os verdadeiros especialistas em Linux sempre estiveram em extinção. Então, estude a fundo para se destacar verdadeiramente no mercado de trabalho.


    Saiba Mais:

    [1] How to Forge: http://www.howtoforge.com/server-mon...n-debian-lenny

    Sobre o Autor: tuxdahora


    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de oicreal
      oicreal -
      Testado aprovado muito bom
    + Enviar Comentário

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L