• Contra o Cibercrime: Práticas Essenciais para Proteger Dados Sensíveis

    Sabemos que os cibercriminosos conhecem e utilizam muitas técnicas para danificar sistemas operacionais, software e praticar outros tipos de atividades que possam transtornar o cenário da tecnologia da informação. Mesmo que saibamos quais métodos de prevenção devemos utilizar para nos proteger, o reforço nas orientações deve ser constante. Na sequência das atividades de usuários maliciosos, está a alteração ou deleção de arquivos importantes, limpeza de dicos rígidos, além de serem capazes até mesmo de apagar backups na tentativa de esconder suas ações criminosas.

    Devido a isso, o DHS (Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos), divulgou uma série de orientações para evitar esses problemas. Dentre eles, está a implementação de um backup de dados e um bom plano de recuperação; a cópia dos dados sensíveis deve ser mantida em um local separado e seguro. Cópias de segurança de dados sigilosos, jamais devem estar prontamente acessíveis em redes locais.

    Outra orientação importante é que todas as informações consideradas sensíveis, devem ser protegidas e fortemente criptografadas. Senhas fáceis não devem, de forma alguma, ser utilizadas, e a mesma senha que você usa para acessar uma conta, deve ser evitada para outros serviços que exigem credenciais de autenticação. Além disso, é essencial que você esteja sempre esperto para táticas de engenharia social que queiram obter informações sigilosas; arquivos e informações sigilosas que estiverem em seus discos e não estiverem mais sendo utilizados, devem ser eliminados de maneira segura.


    Saiba Mais:

    [1] US-CERT http://www.us-cert.gov/current/index..._recovery_from

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L