• Ambientes Corporativos, Business Intelligence e Serviços de Nuvem

    Segundo um levantamento feito pela Gartner, praticamente um terço das organizações corporativas já usa ou planeja usar serviços de nuvem ou software-as-a-service (SaaS), com a finalidade de aumentar suas funções de Business Intelligence (BI). A pesquisa envolveu 1.364 gerentes de TI e usuários de plataformas de BI no quarto trimestre de 2011, e apenas 17 por cento das organizações, têm substituído ou planeja substituir partes de suas principais funções de BI com ofertas de cloud / SaaS. No entanto, quase um terço delas (o equivalente a 27 por cento), já utiliza ou planeja utilizar as opções de cloud / SaaS, visando aumentar suas capacidades de BI para linhas específicas de áreas ou assuntos de negócio, nos próximos 12 meses.

    "Os usuários de negócios ficam muitas vezes frustrados com os ciclos de implantação, custos, processos de atualização de alta complexidade e infra-estruturas de TI exigidos pelas soluções de BI", disse James Richardson, diretor de pesquisa da Gartner. As ofertas de SaaS e BI (cloud-based) são vistas como soluções que apresentam maior rapidez, menor custo e maior facilidade de implementações alternativas, embora este ainda não tenha sido comprovado. É evidente que, apesar do interesse crescente, o mercado está confuso sobre o que são, de fato, os serviços de cloud / SaaS, plataformas de BI e o que eles podem oferecer.

    A Gartner destacou fatores principais para a adoção de ofertas de cloud / SaaS para BI, análise e gerenciamento de desempenho, dentre eles, a questão de "Time to Value", onde o uso de "SaaS BI", pode levar a uma implementação mais rápida, dar uma visão mais ampla às organizações e alavancar valores, particularmente onde existe uma limitação pelo trabalho de TI existente e / ou orçamento. Há uma grande necessidade de respostas mais rápidas a certas questões, e de um melhor atendimento às demandas que existem, devido a um mercado que se torna cada vez mais exigente.


    Saiba Mais:

    [1] Help Net Security http://www.net-security.org/secworld.php?id=12287

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L