• Análises Sobre o Trojan Counterclank

    Faz alguns dias que a especialista Symantec, alertou sobre a existência do Counterclank, um Trojan Android que foi inadvertidamente instalado pelos usuários em mais de cinco milhões de dispositivos. Este grande número de instalações foi possível, porque o cavalo de Tróia foi enxertado em uma enorme quantidade de aplicações disponíveis para download, no Android Market oficial.

    Tendo analisado e reconhecido Counterclank como uma variante do Trojan Android Tonclank, os pesquisadores chegaram à conclusão de que ele foi criado pelo mesmo desenvolvedor - uma empresa que distribui um kit de desenvolvimento de software (Apperhand) a terceiros, para ajudá-los a monetizar suas aplicações, principalmente através de pesquisa.

    Counterclank registra e envia informações com o IMEI do dispositivo, marca, fabricante, modelo e versão do Android OS, além das métricas, tais como tamanho de tela e resolução, a preferência de idioma do usuário, o navegador e a identidade do aplicativo usando o kit de desenvolvimento de software .

    Além disso, o trojan também é capaz de definir a página inicial do navegador do dispositivo, criar marcadores e atalhos na tela inicial. Segundo os pesquisadores, a página inicial, favoritos e atalhos podem ser enviados para searchwebmobile.com, um domínio pertencente a Infospace, que trata-se de uma empresa que paga para aplicações que redirecionam as pesquisas através de seu website.


    Saiba Mais:

    [1] Android.Counterclank http://www.symantec.com/connect/blog...android-market

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L