• Pesquisadores Conseguem Quebrar Criptografia de Telefones via Satelite

    Pesquisadores da Ruhr-Universität Bochum, na Alemanha, anunciaram que conseguiram quebrar os algoritmos de criptografia A5-GMR-1 e A5-GMR-2, utilizados em telefones que funcionam via satélite. Telefones via satélite são utilizados principalmente em áreas com cobertura de rede móvel e insuficiente, no setor marítimo. Os pesquisadores obtiveram os algoritmos proprietários e anteriormente não documentados, com a engenharia reversa de atualizações de firmware do próprio telefone em questão.

    O ideal é, em si, não comprometer a segurança dos dados transmitidos. A segurança dos dados não deve depender do sigilo dos métodos de criptografia, que só deve depender da não divulgação da chave secreta que está sendo utilizada nesse procedimento. No entanto, a análise subsequente está relacionada a exposição das vulnerabilidades em ambos os algoritmos, que fazem ataques concretos de forma viável.

    Por exemplo, A5-GMR-1 foi encontrado para ser uma versão ligeiramente modificada do A5 / 2, que é usado em tecnologias GSM e foi quebrada em 2003. O cenário de ataque existente, poderia ser adaptado para a versão via satélite, sem muito esforço. Na A5-GMR-2, os pesquisadores descobriram um vetor para um conhecido ataque em modo plaintext. As apresentações, publicações e implementações em C dos pesquisadores, reconstruídos a partir dos algoritmos, estão disponíveis a partir de seu web site.


    Saiba Mais:

    [1] Horst Görtz Institute for IT-Security http://gmr.crypto.rub.de/