• HijackThis Agora é Open Source

    A Trend Micro publicou hoje, segunda-feira, o código fonte da sua ferramenta anti-malware gratuita, o HijackThis (HJT), no Sourceforge, que está licenciado sob a GPLv2. A especialista diz que vai manter o código fonte original, mas também incorporando modificações da comunidade. O criador do HijackThis, Merijn Bellekom, disse que isso significa que outras pessoas podem construir uma base sólida, para criar ou melhorar as suas próprias ferramentas anti-malware. A ferramenta de anti-spyware Bellekom, foi adquirida pela Trend Micro em 2007 e é usada por muitas comunidades anti-spyware.

    A ferramenta baseada em Visual Basic, verifica os itens de registro e de inicialização em PCs com Windows por evidências de infecção por pragas maliciosas. Ele então, compara os resultados com entradas para um ambiente conhecido e cria um relatório para esta situação. O usuário, porém, começa a decidir com base nesse relatório, se a sua configuração é boa ou não. Há uma série de fóruns, onde os usuários podem enviar seus logs HJT e pedir a outros usuários, para que façam a sua avaliação.

    HJT também pode remover itens e inclui uma série de ferramentas, para auxiliar a remoção de malwares, em modo manual. Além disso, o Sourceforge hospeda o projeto HijackThis e inclui os binários para download do aplicativo, bem como a fonte.


    Saiba Mais:

    [1] Hijackthis http://hjt.svn.sourceforge.net/