• Lançado o KDE SC 4.4 RC1

    Os desenvolvedores do projeto KDE [2] acabaram de anunciar a disponibilidade do primeiro Release Candidate (RC 1) da versão 4.4 do KDE Software Compilation (KDE SC), codinome Cornelius. Esta nova versão de desenvolvimento deste popular desktop conta com um grande número de mudanças, assim como correções de bugs e trabalho de estabilização. Dentre as mudanças mais notáveis no KDE SC 4.4, destacamos as melhorias no framework Nepomuk Semantic Search, que provê capacidade de armazenamento em backend, melhorando consideravelmente sua performance, além de uma nova interface com o usuário permitindo melhor interação com o banco de dados Nepomuk.


    De forma adicional, o desktop Plasma foi atualizado, incluindo a inserção de novos elementos de interface, uma nova widget de exploração, além da habilidade de compartilhar widgets com outros usuários através da rede. Dentre as novas aplicações, o KDE SC 4.4 vem embarcado com a ferramenta de blog Blogilo, e duas aplicações científicas em matemática e teoria de gráficos chamadas Cantor [3] e Rocs [4]. outras aplicações, como o visualizador de imagens Gwenview e o gerenciador de arquivos Dolphin, também receberam melhorias.

    Uma informação interessante é que o novo KDE SC 4.4 é a primeira versão a ser baseada na Qt 4.6 lançada em dezembro passado. O novo framework de autorização KAuth foi adicionado a nova plataforma de desenvolvimento do KDE (KDE Developer Platform) permitindo assim "um escalonamento de privilégios de forma fácil e segura, impressão de páginas frente e verso, suporte a scanner para a plataforma Windows, além das primeiras peças de integração com o popular motor de renderização webkit". Assim como todas as versões de desenvolvimento, não a utilize em ambientes de missão crítica ou mesmo de produção.

    Maiores detalhes sobre a distribuição, incluindo uma lista de problemas conhecidos, podem ser encontrados no anúncio de lançamento [5], no Change Log das metas da versão [6], e na página de informações sobre o KDE 4.3.90. O KDE está licenciado sob uma combinação especial de licenças: LGPLv2, BSD, MIT e X11 para as bibliotecas de núcleo, e GPLv2 ou GPLv3 para os aplicativos. A segunda Release Candidate deverá ser liberada até dia 20 de janeiro, e a versão final do KDE 4.4 está agendada para ser liberada no dia 9 de fevereiro de 2010.


    Saiba Mais:

    [1] Heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...ed-899561.html
    [2] Projeto KDE: http://www.kde.org/
    [3] Projeto Cantor: http://edu.kde.org/cantor/
    [4] Projeto Rocs: http://edu.kde.org/rocs/
    [5] Anúncio de lançamento do KDE SC 4.4: http://www.kde.org/announcements/announce-4.4-rc1.php
    [6] Change Log das Metas para o KDE 4.4: http://techbase.kde.org/Schedules/KD..._Release_Goals
    [7] Página de Informações sobre o KDE 4.3.90: http://www.kde.org/info/4.3.90.php

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L