• Vagrant Apresenta Versão 1.0

    Dois anos a partir de seu primeiro lançamento, o projeto Vagrant anunciou a primeira versão estável de sua ferramenta de código aberto. O Vagrant 1.0, permite que os desenvolvedores possam facilmente, configurar máquinas virtuais para fins de desenvolvimento e testes utilizando VirtualBox da Oracle e um único arquivo de configuração. O software Vagrant foi projetado para trabalhar em linha de comando, e pode configurar as máquinas virtuais do VirtualBox com adições de clientes, através de pastas compartilhadas e suporte port-forwarding, SSH com chave de autenticação baseada em Ruby, RubyGems, Chef and Puppet. Observando que Chef e Puppet são incluídos no Vagrant, com a finalidade de realizar um provisionamento de software nas máquinas virtuais mais simples.

    As máquinas virtuais são configuradas utilizando um único arquivo, o que torna a configuração mais fácil ao passar para outros desenvolvedores ou usuários. Isso os possibilita replicar a configuração através da utilização de um único comando. Além da estabilidade e novos recursos, Vagrant oferece suporte aos instaladores para sistemas Windows 7, Mac OS X 10.5 e para várias distribuições Linux, incluindo o popular Ubuntu, Debian, Red Hat Enterprise Linux, CentOS, Fedora, Arch e Gentoo.

    A primeira versão estável (1.0), também apresenta compatibilidade com versões anteriores para o Vagrantfile, e o seu principal desenvolvedor Mitchell Hashimoto diz que teve o cuidado de projetar uma maneira de fazê-lo, sem comprometer a inovação. De acordo com informações do site do projeto na Web, Vagrant já está sendo utilizado pela Rackspace, OpenStack, Mozilla, Nokia e diversas outras organizações.


    Saiba Mais:

    [1] Vagrant 1.0 http://groups.google.com/group/vagra...1f2e2284?pli=1
    [2] Projeto vagrant http://vagrantup.com/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L