• Forensic Toolkit 4.0 Será Apresentado no Final de Março em Brasília e São Paulo

    A mais nova versão do Forensic Toolkit, o FTK 4.0, será apresentada neste mês de março aqui no Brasil, em um World Tour promovido pela companhia especializada em investigações forenses computacionais, a AccessData. No dia 27 de março, FTK 4.0 será apresentado em Brasília, e no dia 29, será a vez de São Paulo receber o evento de lançamento do utilitário forense.

    Para que todos possam conhecer um pouco sobre a ferramenta, o primeiro ramo do FTK (1.x), já possuía alguns pontos diferenciais interessantes, como a categorização/overview centralizada em assinatura de arquivos, além de um processo de indexação muito eficiente ( com bases no dtSearch) e extrema capacidade de análise de e-mails. Nos ramos 2.x e 3.x do FTK, foram implementadas funcionalidades extras, como o Oracle Database para o ramo 2.x, para processamento de casos (em oposição ao processamento em memória), além da capacidade de processamento distribuído em várias máquinas.

    Houve ainda a possibilidade de cálculo de Fuzzy Hashing, reconhecimento e indexação de texto em imagens (OCR), sistema de detecção automatizada de imagens pornográficas, agente para aquisição remota de imagem de disco, dados voláteis e memória (para sistemas Windows).

    No FTK 4.0, as características englobam análise de memória, incluindo varredura de processos - VAD TREE -, e possibilidade de utilização de agentes "forensic enterprise" para aquisição de dados em uma máquina em atividade, que esteja executando sistemas Windows, Linux ou Mac OS X, além de realizar a visualização de dados e análise avançada de binários (Cerberus). Aos interessados em participar do evento, o cadastro pode ser feito através deste link.

    Em Brasília, o evento será realizado no Auditório da Polícia Federal (SAIS Quadra 7, Lote 23), e em São Paulo, no Hotel Renaissance São Paulo (Alameda Santos, 2233).


    Saiba Mais:

    [1] AccessData http://accessdata.com/
    [2] FTK 4.0 http://www.andresvelazquez.com/2012/...andro-suffert/

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L