• Programa Rio Digital: Complexo do Alemão Recebe Internet Gratuita

    Na última quinta-feira, dia 08 de março, o Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou a primeira fase do programa "Rio Estado Digital" no Complexo de Favelas do Alemão, na Zona Norte fluminense. Depois de um período de pré-operação desde o fim do mês de janeiro, o sistema passa a funcionar de forma plena, a partir de agora nos morros do Adeus e da Baiana, sendo estas as primeiras comunidades a serem beneficiadas pelo Programa. Todos aqueles que possuem notebook e celular com rede wi-fi ou computador com placa de rede wireless, poderão ter acesso gratuito a Internet.

    De acordo com as pretensões da Secretaria de Ciência e Tecnologia, serão instalados computadores na sede da "Associação de Moradores do Morro do Adeus" para aqueles que não possuem o equipamento. A secretaria também colocou à disposição, monitores e técnicos aptos a resolver problemas e realizar atividades necessárias, para que haja um perfeito funcionamento do sinal de Internet. Esta primeira fase do programa, deverá beneficiar em média 80 mil moradores.

    De acordo com a explicações dadas pelo secretário Alexandre Cardoso, o Complexo do Alemão e a Vila Cruzeiro, situada na Penha, foram divididos em cinco áreas. A partir do próximo dia 15, o projeto também funcionará no Morro do Alemão, beneficiando mais de 96 mil moradores. Até o mês de julho deste ano, os benefícios trazidos pelo Programa chegarão às demais localidades até atingir a cobertura total, para atender cerca de 380 mil pessoas.

    Em cada uma das áreas serão instaladas 39 antenas, que disponibilizam o sinal de acesso à Internet banda larga, de forma gratuita. Vale ressaltar que este projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com a Pontifícia Universidade Católia (PUC-Rio). Ainda de acordo com as considerações feitas pelo secretário Alexandre Cardoso, o "Rio Estado Digital" é um programa que tem como finalidade chave, acabar com o analfabetismo digital no Estado do Rio de Janeiro, em especial nas comunidades carentes, como foi determinado pelo governador Sérgio Cabral.


    Saiba Mais:

    [1] Convergência Digital http://convergenciadigital.uol.com.b...d=29483&sid=14

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L