• Ataques DDoS, Arbor Networks e o Exército Norte-Americano

    A Agência de Projetos de Pesquisa Avançados em Defesa dos Estados Unidos da América foi fundada em 1985 sob o acrônimo "DARPA". Seu objetivo inicial se mantém até hoje: manter a superioridade tecnológica do exército norte-americano. Para isso, em suas próprias palavras, a DARPA "realiza projetos de pesquisa finitos em duração, mas que criam mudanças revolucionárias e perenes". A DARPA contribuiu significativamente para o avanço da tecnologia em várias áreas, incluindo segurança digital.

    DARPA: Inovação Tecnológica

    Em seu invejável portfólio de criações, a DARPA é responsável pela invenção do SIRI (o controle por voz do iPhone), do GPS e do Falcon HTV-2 (um avião capaz de viajar a 20 vezes a velocidade do som - aproximadamente 7 km/s).

    Tecnologias desenvolvidas pela DARPA também possibilitaram ou colaboraram com a viabilidade de coisas como o Google Maps, o sistema de interface gráfica em janelas (o que deu nome a um sistema operacional conhecido como "Windows"), e os sistemas de Cloud Computing.

    Os Primórdios da Segurança Digital

    Mas, mais do que isso, a DARPA foi responsável pelo primeiro método eficaz de defesa contra ataques DDoS, e de um de seus projetos surgiu uma empresa que se tornou líder de mercado e referência em segurança digital: a Arbor Networks.


    A DARPA foi responsável pela criação do primeiro método eficaz contra ataques DDoS

    Em 1999 surgiram os primeiros ataques DDoS, com alvos tão diversos que variavam entre cassinos online e sites do exército norte-americano. Frente a essa necessidade, a DARPA iniciou, o Lighthouse Project, em cooperação com a Universidade de Michigan. O projeto resultou no primeiro método capaz de rapidamente detectar, rastrear e mitigar os ataques DDoS.

    No ano seguinte, a tecnologia desenvolvida para o exército tornou-se comercial. Farnam Jahanian e Rob Malan, que trabalharam no projeto na universidade, fundaram a Arbor Networks, completando o ciclo que muitas invenções da DARPA seguem: uma idéia gera protótipo, o protótipo se transforma em tecnologia militar. Pouco tempo depois, o acesso a essa tecnologia é ampliado e os custos amenizados, transformando tecnologia militar de ponta em soluções - produtos e serviços - revolucionárias.


    Saiba mais:

    [1] PcPro: http://www.pcpro.co.uk/features/3735...rpa-inventions

    Sobre o Autor: Pedro Taam

    Pedro Taam é pianista, graduando em Física Médica pela UFRJ, editor do periódico científico sobre artes Aguarrás (www.aguarras.com.br) e redator sobre tecnologia para o portal Underlinux (www.under-linux.org).

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L