• Replicação de Armazenamento Distribuído Através de Quatro Nós com GlusterFS no Fedora 12

    No tutorial passado [2], aprendemos como fazer o mesmo procedimento do título com Ubuntu 9.10. Agora Falko Timme nos envia uma nova notícia, para um tutorial razoavelmente semelhante. O que muda? Alguns conceitos, e principalmente a distribuição Linux base dos servidores, que agora será o Fedora 12. Este tutorial irá mostrar como combinar quatro simples servidores de armazenamento, em um único sistema de replicação de armazenamento distribuído com o GlusterFS. Nesse novo processo, os dois primeiros nós serão o sistema de replicação primário (replication1) e os dois últimos nós serão o sistema de replicação secundário (replication2). Neste processo, ambos os sistemas estão se espelhando. Assim, se você perder um dos servidores do replication1 e um do replication2, o volume distribuído continuará a funcionar.


    O sistema cliente (também com Fedora 12 instalado) será capaz de acessar o armazenamento como se ele fosse um sistema de arquivos local, graças ao uso do GlusterFS, um sistema de arquivos em cluster capaz de escalonar na faixa dos peta-bytes. Ele é capaz de agregar vários nós de armazenamento sobre Infiniband RDMA ou interconexão TCP/IP, em um único e enorme sistema de arquivos distribuído. Notem que os nós de armazenamento podem ser feitos com hardware comum, como a plataforma x86_64 como servidores, com RAID de SATA-II e Infiniband HBA.

    Como todos os tutoriais do How To Forge, este também está no idioma Inglês. Se os mesmos lhe interessam, comece a perder o medo, e aprenda de uma vez por todas esse idioma (nem que seja apenas o Inglês Técnico). Não perca seu tempo, nem sua chance neste mercado competitivo que é o "mundo da informática". E, por mais que possa parecer que a comunidade Linux esteja crescendo sem parar ao longo de todos esses anos, os verdadeiros especialistas em Linux sempre estiveram em extinção. Então, estude a fundo para se destacar verdadeiramente no mercado de trabalho.


    Saiba Mais:

    [1] How to Forge: http://www.howtoforge.com/distribute...s-on-fedora-12


    Notícias Relacionadas:

    - Efetuando a Distribuição de Dados por Quatro Nós de Armazenamento com GlusterFS no Ubuntu 9.10