• Novell Rejeita Proposta de Aquisição da Elliott Associates

    A Novell, empresa que já a alguns anos adquiriu a SuSE (atualmente SUSE), e tem feito várias parcerias estratégicas com ninguém menos que Microsoft, no âmbito do código aberto, rejeitou recentemente a proposta de aquisição feita pela Elliott Associates, por ser muito abaixo do real valor da companhia. Em um anúncio no último sábado, a Novell informou que a proposta para a SUSE Linux e os negócios relacionados a Identity Management, foi "inadequada" e que "desvaloriza a franquia da companhia e suas perspectivas de crescimento". A proposta da Elliot foi lançada no dia 2 de março deste ano de 2010.


    O conselho da Novell já autorizou uma "minuciosa" revisão de maneiras de se aumentar o valor das ações da companhia, incluindo opções como recompra de ações, dividendos, re-capitalização, ou mesmo uma venda da empresa. Esta última opção pode estar sugerindo que a Novell esteja a procura de outros compradores além da Elliot Associates.

    Pelo jeito essa história de compras e aquisições entre empresas de grande porte está virando uma verdadeira febre. Estão todos querendo brincar de "monopólio" (vulgo Banco Imobiliário). E com isso, além dos problemas e riscos que os monopólios tem o potencial de gerarem, temos que ver projetos de código aberto sofrerem nas mãos de empresas que só pensam no lucro (no mau sentido). Caso a Novell seja adquirida por alguma grande companhia, qual será o destino de seus projetos de código aberto? Lembrem-se que uma das mais importantes distribuições Linux da atualidade está lá: openSUSE. Mesmo tendo toda a sua "liberdade de ação", e dando mostras de independência do SLES (SUSE Linux Enterprise Server, o Linux "comercial" da Novell), quem irá garantir sua "integridade" como "projeto de código aberto" após uma aquisição da "empresa-mãe"?


    Saiba Mais:

    [1] heise Online: http://www.h-online.com/open/news/it...id-959806.html

    Sobre o Autor: tuxdahora


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L