O Software Testing Automation Framework (STAF) é um framework que tem como principal finalidade, melhorar o nível de reutilização e de automação em casos de testes e em ambientes de testes. Além disso, STAF (como também é conhecido), fornece uma solução completa de automação, em toda a sua extensão, a fim de melhorar o trabalho dos pentesters.
A ferramenta traz algumas características importantes, como a facilidade para criar e gerenciar testcases automatizados e ambientes de teste; fornecimento de suporte para sistemas Windows, Linux, Mac OS X, AIX, Solaris, HP-UX, z / OS, IBM i e FreeBSD, além de exteriorizar as suas capacidades através de serviços. Incorporado a ferramenta, um serviço oferece um conjunto específico de funcionalidades, como Logging, Process Invocation, manipulação de arquivos, resource pools, semaphores, eventos, entre outros.
Dentre as características do STAF também está o STAFProc, que trata-se do processo que roda em uma máquina chamada de STAF Client. A máquina aceita solicitações e as encaminha para o serviço adequado. Estes pedidos podem vir a partir da máquina local ou de outro STAF Client, através de uma máquina remota. Assim, podemos dizer que o framework trabalha em um peer environment.
Finalizando a lista de características e recursos que compõem a aplicação, vem o STAX. Ele é um mecanismo de execução para o STAF que pode ajudá-lo completamente a automatizar a distribuição, execução e análise dos resultados de seus casos de testes realizados. Vale enfatizar que STAX oferece suporte para a execução paralela, além de granularidade definida pelo utilizador no controle de execução, suporte para testcases (aninhados), capacidade de controlar a duração do tempo de execução, e a capacidade para monitorar as tarefas que ele mesmo realizar.
Saiba Mais:
[1] STAF 3.4.9 http://www.seclist.us/2012/03/staf-v...a_iooA.twitter