• Monitoramento de Blacklists e Varredura de Malware com "SiteInspector"

    A especialista em soluções de segurança Comodo, lançou o "SiteInspector", uma aplicação de segurança que realiza varredura de malware e monitoramento de sites. O serviço é gratuito, e permite que os proprietários de sites possam configurá-lo, além de fazer verificações diárias sobre todas as páginas de um domínio. Se o malware for descoberto ou se o site é encontrado em qualquer um de uma série de serviços de blacklists (listas negras), o proprietário da conta é imediatamente notificado através de e-mail. De forma convencional, os vírus e malware são ativados somente após a interação pró-ativa do usuário. Um exemplo disso é quando esse usuário clica duas vezes em um anexo de e-mail infectado.

    Infelizmente, os crackers de hoje são muito mais hábeis em relação à distribuição de código malicioso e um ataque "drive-by-download" e malware pode ocorrer pelo simples fato do usuário ter visitado uma página na Web. Talvez seja ainda mais alarmante o fato do proprietário do site, muitas vezes, ter a consciência de que seu site está hospedando este malware.



    Solução de Segurança da Comodo Ajuda no Monitoramento de Sites

    Nessa sequência de fatos, os crackers usam uma grande variedade de técnicas de ataques Cross-Site Scripting (XSS) para inserir código malicioso em sites-alvo e, em alguns casos, até mesmo usar anúncios que servem como um mecanismo de entrega de pragas cibernéticas. Seja qual for a técnica utilizada, uma vez que um serviço como o Google Safe Browsing, PhishTank ou Malwaredomainlist descobre a existência da praga virtual em um site, eles vão colocá-lo em sua lista negra oficial.

    De acordo com as considerações do CEO e Chief Architect da Comodo, Said Melih Abduhayoglu, "as funcionalidades de SiteInspector reduzem drasticamente o tempo entre a identificação e a resolução do problema para sites de negócios. Não serão mais as empresas que precisarão esperar por clientes irritados, reclamando que existe conteúdo malicioso em seus sites. Para tirar vantagem deste serviço, os webmasters só precisarão de alguns minutos para se inscrever e configurar o serviço." O restante das tarefas ficará por conta da aplicação.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security - Malware http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2058