• Lançado Trisquel Linux 5.5

    Os responsáveis pelo projeto Trisquel, anunciaram a liberação de seu Trisquel 5.5, que vem sob o codinome "Brigantia". Esta é a primeira versão da distribuição que se baseia no ambiente GNOME 3, utilize a opção de modo 2D fallback por padrão. Trisquel GNU / Linux é aprovado pela FSF (Free Software Foundation) como uma distribuição de Software Livre. Essa versão de lançamento utiliza a versão 3.0.0 do kernel do Linux-libre, que é uma distribuição paralela ao kernel Linux regular, visando eliminar todos os componentes não-livres e firmware.


    Trisquel Linux 5.5 vem com o Kernel 3.0


    Segundo os desenvolvedores, Trisquel 5.5, sem dúvida alguma, vem a ser o desenvolvimento que exigiu maior esforço da equipe em um período de oito anos de liberações. Isso em parte, devido às muitas mudanças inerentes como a passagem para o GNOME 3 e kernel 3.0 do Linux. Outros novos recursos incluem a suíte LibreOffice 3.4.4, Abrowser 11 (versão sem a marca Trisquel de Mozilla Firefox), e outras melhorias relacionadas a acessibilidade.

    Além disso, o leitor de tela Orca pode ser utilizado a partir do instalador para o gerenciador de login à direita até o desktop instalado, permitindo que os usuários com deficiência visual possa instalar o sistema sem precisar de assistência. Os desenvolvedores também salientaram que muitas placas gráficas NVIDIA são suportadas no lançamento, principalmente devido a recentes melhorias no driver open source Nouveau.


    Saiba Mais:

    [1] Trisquel GNU/Linux "Brigantia" http://trisquel.info/en/trisquel-55-...e-announcement

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L