• Quarto Dia de Audiência Entre Oracle e Google

    Chega ao quarto dia, a audiência entre a Oracle Corporation e o Google, envolvendo a questão da violação de patentes e direitos autorais relacionados à plataforma Android. Nesta sexta-feira, 20 de abril, foi a vez de Timothy Lindholm ser ouvido como testemunha no processo onde a Google é acusada pela Oracle de ter utilizado a tecnologia Java, sem que tivesse autorização. Lindholm é o autor de uma mensagem de e-mail apresentada pelos advogados da Oracle no tribunal, o que é considerado uma das provas chave nesse processo.


    Advogados da Oracle Apresentaram E-mail como Prova Contundente Contra a Google


    A Oracle pretende conseguir uma indenização bilionária, por alegar que a Google utilizou, sem licença, a tecnologia Java desenvolvida pela Sun Microsystems, empresa comprada pela Oracle em 2010. No e-mail em questão, o engenheiro Timothy Lindholm teria dito a Andy Rubin (responsável pelo Android), que executivos da companhia reclamada tinham pedido para identificar alternativas ao Java que pudessem ser utilizadas na plataforma móvel. Devido a apresentação da mensagem por parte dos advogados da Oracle o engenheiro admitiu a autoria do e-mail, mas argumentou que não se referiu a uma licença específica da Sun.

    Durante o interrogatório feito pelos causídicos da Google, Timothy disse acreditar que as tecnologias que a Oracle considera que foram utilizadas sem autorização, eram de fonte aberta. Outra testemunha ouvida durante o quarto dia do julgamento foi Josh Bloch, engenheiro da Google, que declarou ter copiado partes do código do Java para integrar ao Android.


    Saiba Mais:

    [1] The Guardian - Technology http://www.guardian.co.uk/technology...engineer-email
    [2] Bloomberg News http://www.bloomberg.com/news/2012-0...a-license.html
    [3] Heise On-line http://www.h-online.com/open/news/it...4-1544607.html