• VeriSign: Suporte para 220 Novos Domínios de Internet

    A Internet está muito próxima de passar pela sua maior transformação já vista nos últimos anos, devido a adoção pendente de centenas de novos domínios genéricos de alto nível (gTLDs, do inglês "generic top-level domain"). Esses novos gTLDs serão gerenciados por empresas ainda em fase de consulta, mas não serão necessariamente uma ameaça para a VeriSign, que é a atual companhia responsável pelo gerenciamento dos domínios e registros .Com e .Net. Na verdade, a empresa está muito bem posicionada no sentido de tirar proveito da expansão de gTLDs.

    Nesse contexto, a VeriSign reportou na última quinta-feira seu primeiro quarto fiscal de lucros de 2012, mostrando uma forte demanda para o negócio voltado à "nomes de domínio". Somente a receita para o primeiro trimestre de 2012 foi relatada em mais de 200 milhões dólares, constituindo um ganho de 13% dentro da realização de sua análise anual.

    O lucro líquido ficou em 68 milhões dólares, ou 0,42 dólar por ação, em contraste com 41 milhões dólares, ou 0,24 dólar por ação reportados para o primeiro trimestre de 2011. Além disso, uma boa parte do bom desempenho da VeriSign, veio do crescente uso de domínios .com e .net. Já ao findar do primeiro trimestre, a VeriSign apontava 116,7 milhões de domínios .com e .net registrados.



    Transformações na Internet Envolvem a Inserção de Novos Domínios


    Controle e Expansão de Nomes de Domínios

    Com todo esse crescimento e números favoráveis, a VeriSign poderá em breve assumir o controle de muito mais domínios. Contextualmente, o ICANN está no processo de inscrição para o programa gTLD, que pretende expandir o número de nomes de domínio que estiverem disponíveis. De acordo com o CEO da VeriSign, James Bidzos, 12 das 14 aplicações de gTLDs são consideradas como transliterações de .Com e .Net; e aplicar-se para os novos gTLDs transliteradas não os exime de custo. Além de James, o CFO da VeriSign observou que os 14 pedidos de gTLDs acrescentaram US$ 2,4 milhões em despesas operacionais para a linha inferior da companhia no trimestre em questão.

    Ultrapassando a sua propriedade de novos gTLDs, a VeriSign também está posicionada com a intenção de ajudar os outros candidatos em suas respectivas propostas. Bidzos também observou que os requerentes de aproximadamente 220 novos gTLDs, escolheram a VeriSign para fornecer serviços de back-end dos registro. E o processo pelo qual os novos gTLDs estão passando até serem aprovados, ainda é um pouco complexo.

    Em função disso, o CEO da Verisign explicou que em algum momento no início de maio deve haver alguma divulgação pública sobre os diferentes nomes de domínio que foram solicitados. Nesse ponto, todos os conflitos que existirem entre os vários candidatos para um mesmo nome, serão resolvidos através de um processo estabelecido pela ICANN. Embora a VeriSign esteja buscando novos nomes de domínio, existe também o seu processo de renovação de contrato com a ICANN e com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos para os domínios já em operação.


    Termos de Renovação e Cumprimento do Cronograma

    É muito importante ressaltar que no dia 27 de março a ICANN publicou para consulta pública em seu site, os termos de renovação do "Acordo de Registro". Isso envolve a negociação feita entre a VeriSign e o ICANN", disse Bidzos. "Os termos são substancialmente os mesmos que estão contidos no Contrato de Registro já existente (o contrato vigente), levando em conta a exceção de novas disposições relativas aos direitos de indenização e de auditoria, alinhando-as com os outros 5 maiores acordos de registro de gTLDs.

    Outro dado importante, é que a ICANN renovou o acordo sobre o domínio .net com a VeriSign no ano de 2011, e a VeriSign renovou o contrato relacionado ao domínio .com, em 2006. Nessa sequência de renovações de acordo a empresa conseguiu, desde 2001 através da ICANN, a prevalência sobre o domínio .com. Conforme declarou Bidzos, o prazo para expiração do gerenciamento deste domínio será no dia 30 de novembro deste ano, de modo que existe um cronograma para completar este processo, e o plano da empresa é seguir este cronograma e trabalhar de acordo.


    Links de Interesse:

    -Datamation