A Document Foundation anunciou hoje dia 08 de maio, o lançamento de um importante e interessante programa de certificação. Ao oferecer o programa, a organização por trás do desenvolvimento da suíte open source LibreOffice é destinada tanto para sublinhar a maturidade da aplicação como um produto de software, quanto para fortalecer o ecossistema do fornecedor de serviços. Segundo os planos atuais, uma série de certificados serão oferecidos.
Dessa maneira, os desenvolvedores certificados serão capazes de oferecer suporte de Nível 3 para clientes corporativos e corrigir quaisquer problemas relacionados ao código fonte. Certified Migration Professionals serão capazes de coordenar o processo de migração do Microsoft Office para LibreOffice. Os Certified Professional Trainers irão oferecer uma espécie de suportepor via da formação, mesmo para usuários avançados em relação à suíte LibreOffice. Haverá também certificados os profissionais de suporte, capazes de oferecer o Nível 1 e o Nível 2, exigindo u suporte mais qualificado. Um comitê dedicado irá especificar os critérios precisos para as opções de certificação diferentes.
A Document Foundation ressaltou, que este programa de certificação não pretende criar nenhum tipo de concorrência para as empresas patrocinadoras do LibreOffice (como a Red Hat, Canonical e SUSE), mesmo que esteja sendo visado o ambiente corporativo.
Saiba Mais:
[1] Document Foundation - LibreOffice Certification http://www.documentfoundation.org/certification
[2] Heise On-line http://www.h-online.com/open/news/it...s-1569879.html