• Flame Teria Sido Projetado pelos Estados Unidos e Israel

    No início deste mês de junho, fontes governamentais anônimas, aparentemente teriam confirmado que o worm Stuxnet foi desenvolvido através de um esforço conjunto entre os os Estados Unidos e agências do governo israelense. Dois dias antes disso, a existência do conjunto de ferramentas do Flame foi revelada ao público, e a partir daí, muitos pesquisadores de empresas de segurança se encarregaram de descobrir algo que pudesse estar relacionado com ele e com seus desenvolvedores.

    Muito recentemente, os analistas da Kaspersky Lab revelaram a existência de uma prova bastante sólida de que os desenvolvedores do Stuxnet, Duqu e do Flame, trabalharam juntos e trocaram idéias e conhecimentos durante os seus respectivos processos de criação. Portanto, não emerge como uma surpresa para ninguém de que os EUA e Israel estariam por trás do desenvolvimento do Flame, que já pode ser considerado mais nefasto que o Stuxnet.



    Há Fortes Indícios de que Estados Unidos e Israel Teriam Desenvolvido o Trojan Flame


    De acordo com um relatório do The Washington Post, a especulação foi confirmada por mais funcionários ocidentais, que não quiseram se identificar. O objetivo principal do trojan Flame estaria ligado ao mapeamento e monitoramento de rede de computadores do Irã, de modo que ao chegar o momento adequado, os Estados Unidos e Israel podiam lançar ataques cibernéticos eficazes contra o território iraniano.

    Também foi alegado que o Flame abriu o caminho para chegar até o Stuxnet, havendo a descoberta sobre qual tipo de equipamento o Irã estaria usando em sua fábrica de enriquecimento de Urânio em Natanz, e certificando-se que o worm foi capaz de sabotar o funcionamento de suas centrífugas. Além disso, nenhum comentário sobre esta revelação teria sido feito a partir da CIA, da NSA e do Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional, ou até mesmo proveniente da embaixada israelense em Washington. Entretanto, devido aos seus alvos, ao altíssimo nível de sofisticação do Flame e as habilidades e recursos necessários para fazê-lo funcionar de modo eficiente, poucos provavelmente descartam que as afirmações sobre a origem de sua projeção, sejam definitivas.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security - Trojan News http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2151

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L