• Delegados, Agentes e Escrivães Recebem Capacitação para Investigar Crimes Cibernéticos

    Desde o dia 18 (quarta-feira) até ontem, 19 de julho, vinte e três agentes policiais receberam orientações e foram capacitados para trabalhar na investigação de crimes que ocorrem na grande rede, em uma iniciativa da Academia da Polícia Civil de Alagoas (Apocal). O curso ocorreu na Escola de Governo, Centro, tendo como abordagem crimes relacionados ao processo eleitoral, bem como os crimes de pedofilia e difamação, que são os mais comuns que vem ocorrendo na Internet.




    Delegado Emerson Wendt, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, ministrou curso de capacitação para descoberta de crimes na Internet


    O delegado Emerson Wendt, diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e especialista em Crimes Cibernéticos, ministrou o curso. Em suas explanações, ele deixou bastante claro que todas solicitações envolvendo os crimes em questão, devem ser devidamente encaminhadas às empresas internacionais, passando antes pelo crivo do Ministério da Justiça.


    Precisão ao Solicitar Informações de Empresas Internacionais

    De acordo com o delegado, "há informações que os provedores fornecem tranquilamente, outras não. Esses provedores alegam que tais informações (as que não são divulgadas por eles), estão alojadas em ambiente estrangeiro, como nos Estados Unidos, por isso obedecem à lei de lá. Então o procedimento é de cooperação internacional, por intermédio do Ministério da Justiça. Há a necessidade de se verificar se o pedido foi feito corretamente, inclusive com a apresentação de ordem judicial".

    A carga horária do curso foi equivalente à dez horas, onde também esteve inserida a abordagem de técnicas para solicitar informações de tráfego na Internet aos órgãos internacionais. Com isso, aumenta a possibilidade de haver eficiência na finalização dos inquéritos, cujos principais indícios sejam provenientes da Web.


    Saiba Mais:

    [1] Tribuna Hoje http://www.tribunahoje.com/noticia/3...s-na-rede.html