• Gauss: Variante do Stuxnet Atinge Sistemas de Controle Industrial

    Através de uma análise extensa que foi realizada no dia de hoje, foi concluído que uma nova arma de cyber espionagem chamada "Gauss" já está em circulação, caracterizando-se como uma ferramenta que tem a capacidade para atacar a infra-estrutura crítica nacional, roubar dados financeiros e informações confidenciais. Aparentemente desenvolvido pelos mesmos responsáveis que projetaram as temidas pragas cibernéticas Flame e Stuxnet, Gauss foi descoberto em junho e já foi encontrado infectando computadores pessoais no Líbano e em outros países do Oriente Médio.




    Gauss é o nome da mais nova e perigosa ameaça cibernética, que tem preocupado bastante os profissionais de segurança em todo o mundo


    Dotado de extrema sofisticação e ousadia, Gauss não apenas rouba informações do sistema, mas possui uma "carga misteriosa" potencialmente perigosa, além de conter um módulo conhecido como "Godel". A partir daí, os investigadores concluíram que o tal módulo do código contem uma arma poderosa para atacar sistemas de controle industrial.


    Tendência e Modernidade para Projeção de Armas Cibernéticas

    De acordo com as considerações feitas por Ross Brewer, vice-presidente e diretor executivo da LogRhythm com ênfase em mercados internacionais, esta descoberta mais recente mostra, claramente, que existe uma forte tendência para o desenvolvimento de armas cibernéticas cada vez mais sofisticadas; exemplos disso são a existência do Stuxnet, do Duqu e do Flame, que visam assumir o controle de sistemas críticos nacionais.


    Saiba Mais:

    [1] Net Security - Malware News http://www.net-security.org/malware_news.php?id=2215

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L