• Sparse Interference: Algoritmo para Rastreamento de Ataques Cibernéticos

    O pesquisador suíço Pedro Pinto juntamente com seus colegas da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, sugeriram a utilização do algoritmo Sparse Interference, que tem a capacidade de rastrear as origens das ameaças cibernéticas, de maneira bem mais eficiente. Até agora, instituições como a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) utilizaram métodos de força bruta para procurar as fontes de ameaças epidêmicas, como é o caso de malwares, worms e trojans (e suas derivações descobertas a todo momento), que se infiltram em redes complexas. Porém, o processo de varredura afeta, potencialmente, todos os nós da rede, além de existir a necessidade de uma requisição em relação a u'a maior quantidade de tempo e de recursos.




    Algoritmo Sparse Interference oferece um alto poder de previsão, que envolve catástrofes e proliferação de doenças


    O algoritmo Sparse Interference leva em consideração alguns fatores (tais como o tempo), quando é feita uma averiguação sobre a informação que se espalha de maneira muito rápida, como se fosse uma avalanche. Nesse contexto, os pesquisadores dizem que o algoritmo só precisa de algumas pistas para, confiantemente, identificar a origem por exemplo, de um e-mail falso ou sobre uma postagem de terrorismo.

    Pedro explicou que, para testar tal programa, ele substanciou informações a partir da comunicação estabelecida entre os terroristas dos atentados de 11/9, através de divulgação pública de alguns dados e conseguiu chegar a três suspeitos - um dos quais acabou por ser o mentor do ataque. Além do que já foi mencionado, os pesquisadores dizem que o algoritmo é tão poderoso, que é capaz de ser usado para prever a origem e a proliferação de uma arma biológica ou uma doença infecciosa, utilizando os dados existentes e as suas potenciais vias de distribuição. O estudo foi publicado na revista Physical Review Letters, logo no início desse mês de agosto.


    Saiba Mais:

    [1] École Polytechnique Fédérale de Lausanne http://www.epfl.ch/
    [2] Heise On-line http://www.h-online.com/security/new...s-1665935.html

    Sobre o Autor: Camilla Lemke


Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L