• Storage em HA com GlusterFS no Ubuntu 9.10

    Falko Timme, do HowToForge, acaba de nos enviar mais uma notícia interessante: um tutorial passo-a-passo de como criar um Storage em HA (High Availability) com dois servidores de armazenamento rodando Ubuntu 9.10 com sistema de arquivos GlusterFS. Nesta técnica, cada servidor de armazenamento irá ser um mirror do outro, e seus arquivos serão replicados automaticamente entre ambos os servidores. Uma máquina cliente (que também estará rodando o Ubuntu 9.10) será capaz de acessar o sistema de armazenamento como se o mesmo fosse um sistema de arquivos local. E quem faz essa mágica é o GlusterFS.


    GlusterFS é um sistema de arquivos em cluster, capaz de escalonar na casa dos peta-bytes (1 peta-byte é igual a 1000 tera-bytes). O mesmo permite agregar vários "tijolos" de armazenamento sobre o Infiniband RDMA, ou interconectado via TCP/IP, no enorme sistema de arquivos de rede em paralelo criado. As unidades de armazenamento podem ser feitas de qualquer hardware comum, como servidores x86_64 com um RAID de discos SATA-II e Infiniband HBA.

    O tutorial está em inglês e pode ser acessado no site HowToForge [1]. Gostaria muito de ver a comunidade Under-Linux criando tutoriais de seus estudos de caso de suas empresas, ou mesmo de suas residências, sobre algum projeto de interesse dos mesmos. Algum usuário se arriscaria com alguns tutoriais sobre os mais variados servidores Linux? E quais tipos de servidores Linux vocês sugerem? Por favor façam suas sugestões e dêem as devidas justificativas da forma mais técnica possível, do porque utilizar determinada distribuição Linux nos seus tutoriais.


    Saiba Mais:

    [1] HowToForge: http://www.howtoforge.com/high-avail...torage-servers

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L